Cidades

Muniz Freire registra 107 mm de chuva, o maior volume no ES em 24h

Embora não tenha registrado danos significativos, Muniz Freire liderou o ranking de precipitação, com acumulados em apenas 24 horas, segundo boletim divulgado pelo site Alerta Espírito Santo na manhã deste sábado (5).

Foto: Reprodução | Redes Sociais

A região Sul do Espírito Santo foi atingida por fortes chuvas na noite desta sexta-feira (4), provocando transtornos em diversos municípios. Embora não tenha registrado danos significativos, Muniz Freire liderou o ranking de precipitação, com 107 milímetros acumulados em apenas 24 horas, segundo boletim divulgado pelo site Alerta Espírito Santo na manhã deste sábado (5).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

De acordo com o agente da Defesa Civil de Muniz Freire, Marcos Vinnicius, apesar do alto volume de chuva, não houve registro de chamados emergenciais por parte da população. Os rios da região chegaram a encher, mas não transbordaram além das calhas.

Na localidade de Estreito, situada na rodovia ES-379 — que liga a sede de Muniz Freire ao município de Iúna e aos distritos de Itaici e São Pedro — uma passagem improvisada foi danificada pelas chuvas. A estrutura havia sido instalada temporariamente no local onde uma ponte foi destruída durante o período chuvoso de 2024. Com o novo prejuízo, o acesso, que já estava restrito a motocicletas, foi totalmente interrompido.

Alagamentos em Alegre e Castelo

Os municípios de Alegre e Castelo foram os mais afetados pelos impactos das chuvas, com registro de alagamentos em ruas, avenidas, residências e estabelecimentos comerciais. Apesar dos prejuízos, não há, até o momento, relatos de desabrigados ou desalojados.

As prefeituras locais já mobilizaram equipes para prestar apoio às famílias atingidas. Os prefeitos Nirrô Emerick (Alegre) e João Paulo Nali (Castelo) acompanham de perto a situação.

Veja os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas:

  1. Muniz Freire – 107 mm
  2. São José do Calçado – 54,4 mm
  3. Iúna – 44 mm
  4. Rio Novo do Sul – 40,8 mm
  5. Ibitirama – 31,4 mm
  6. Irupi – 30,2 mm
  7. Conceição do Castelo – 28 mm
  8. Alegre – 26,02 mm
  9. Muqui – 13,6 mm
  10. Guaçuí – 11,2 mm
  11. Cachoeiro de Itapemirim – 8,45 mm

Nos demais municípios capixabas, os acumulados de chuva foram inferiores a 5 mm.