Espírito Santo

Sesp reforça segurança durante Festa da Penha 2025

A Festa da Penha é a maior manifestação religiosa do Espírito Santo e uma das três maiores celebrações marianas do Brasil

Missa de encerramento Festa da Penha 2024
Foto: Divulgação

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou, na última quarta-feira (16), o planejamento da Operação Festa da Penha 2025. Com o objetivo de garantir a paz social nos dias do evento, o Espírito Santo mobiliza um efetivo total de 8.004 agentes das forças de Segurança.

Os detalhes foram repassados à imprensa em entrevista coletiva, na tarde dessa quarta-feira (16). O planejamento reúne Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana.

A Festa da Penha é a maior manifestação religiosa do Espírito Santo e uma das três maiores celebrações marianas do Brasil. Neste ano, contará com 50 missas e 14 romarias, entre os dias 20 e 28 de abril. A organização espera mais de 2,2 milhões de pessoas em toda a festividade, sendo o ponto alto a Romaria dos Homens, na noite de sábado (26), com estimativa de 1 milhão de fiéis participando.

“Esta é uma operação que reúne muitos órgãos de segurança, além de outros que contribuem para a realização deste evento, que é o maior de cunho religioso do Estado e um dos maiores do Brasil. É um extenso planejamento, que exige empenho de todos nós, pois é uma Festa longa. Nosso desejo é que os devotos possam viver seu momento de fé de forma ordeira, segura e tranquila”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.

A Operação Festa da Penha 2025 tem início na manhã do próximo domingo (20), com a Corrida da Penha, primeira atividade do calendário oficial do evento. Durante os dias de Festividade, o planejamento dá atenção especial às romarias com maior deslocamento e quantidade de fiéis: na noite de domingo (20), a Romaria dos Cavaleiros; na noite de sábado (26), a Romaria dos Homens; na manhã de domingo (27), a Moto Romaria; na manhã de segunda-feira (28), a Romaria dos Ciclistas. 

A Corrida da Penha e as Romarias dos Cavaleiros e dos Ciclistas ocorrem no município de Vila Velha e contarão com o apoio de batedores e viaturas posicionadas em pontos estratégicos. A Moto Romaria sairá de Viana e passará pela BR-101, atravessando os municípios de Viana, Cariacica, Vitória e Vila Velha.

Para garantir a segurança neste deslocamento, haverá um comboio de viaturas acompanhando, ambulâncias para suporte médico em caso de emergência e equipes posicionadas em pontos de apoio estratégicos ao longo do trajeto.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A Romaria dos Homens, tradicionalmente, sai da Catedral Metropolitana, em Vitória, e se desloca até o Convento da Penha, em Vila Velha, passando pela Segunda Ponte. A interdição em torno da Catedral começará às 18 horas de sexta-feira (25). Em Vitória, também haverá desvio do fluxo de veículos da Avenida Jerônimo Monteiro para a Avenida Pedro Nolasco e interdição das avenidas General Ozório e República.

Já em Vila Velha, haverá 95 pontos de bloqueio e desvio de trânsito, ao longo da Avenida Carlos Lindemberg, desde a descida da Segunda Ponte até a chegada à Prainha de Vila Velha. Em todo o percurso, Guardas municipais atuarão integrados com a Polícia Militar nas atividades de bloqueio e desvio do trânsito e apoio na área de eventos.

Os romeiros contarão com quatro pontos de apoio em Vila Velha, com água, banheiro e ambulâncias prontas para atender emergências médicas, sendo na descida da Segunda Ponte, em frente à Autoglass, no cruzamento com a rua Dom Pedro II e na Praça Duque de Caxias.

Efetivo

Ao todo, serão 8.004 agentes dedicados à segurança e à tranquilidade nos eventos da Festa da Penha 2025. O maior efetivo é o da Polícia Militar, que empenhará 6.366 policiais nos oito dias de evento. A Polícia Civil terá reforço no plantão da Delegacia Regional de Vila Velha e em delegacias especializadas, totalizando 424 policiais.

O Corpo de Bombeiros terá equipes prestando apoio durante as romarias, viaturas posicionadas em locais estratégicos, além de equipe de mergulho acompanhando a Remaria, na manhã de domingo (27). Também compete à Corporação fiscalizar instalações elétricas e uso de gás na área de alimentação da Prainha. Serão 166 bombeiros militares dedicados à Festa da Penha.

A Polícia Rodoviária Federal vai empenhar 150 policiais no evento e, no NOTAer, 58 tripulantes. As Guardas Municipais, juntas, somarão 840 agentes, sendo o maior efetivo da Guarda de Vila Velha, com 700 agentes.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726