Política Regional

União no PT-ES lança Coser e Iriny para liderar partido até 2028

A coalizão também reafirma o apoio à governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de defender sua reeleição em 2026.

Foto: Reprodução | Redes Sociais

O Partido dos Trabalhadores (PT) no Espírito Santo caminha para um novo ciclo de unidade interna e fortalecimento político. Quatro importantes tendências partidárias — Alternativa Socialista (AS), Campo Pra Voltar a Sonhar (PVS), Articulação de Esquerda, Democracia Socialista, Resistência Socialista e DEPAR — anunciaram nesta semana uma aliança estratégica para disputar o Processo de Eleição Direta (PED) de 2025.

Após amplo diálogo, as correntes chegaram a um acordo para apoiar a candidatura do deputado estadual João Coser à presidência do PT-ES no primeiro biênio da próxima gestão (2025-2026). A proposta prevê alternância no comando partidário, com a deputada estadual Iriny Lopes assumindo a presidência no segundo biênio (2027-2028), em uma gestão compartilhada e baseada em decisões coletivas.

Fortalecimento do partido

De acordo com os grupos que integram a nova aliança, o objetivo é fortalecer a democracia interna do partido, ampliar a participação das bases e preparar o PT para os desafios políticos do Espírito Santo e do país. A coalizão também reafirma o apoio à governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de defender sua reeleição em 2026.

Entre os compromissos assumidos pela frente unificada estão a manutenção e ampliação das bancadas federal e estadual, a reeleição do senador Fabiano Contarato e o fortalecimento do protagonismo do PT nas eleições gerais de 2026. Também será prioridade a reestruturação dos diretórios municipais, com foco especial no interior do Estado, promovendo ações de formação e organização partidária para ampliar a presença do partido em câmaras e prefeituras das principais cidades capixabas.

A aliança também pretende intensificar o diálogo com os movimentos sociais, retomando a conexão histórica do PT com as lutas populares e sindicais. “É hora de colocar o Espírito Santo no centro do projeto nacional de transformação do país”, afirmam os signatários da união.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726