
Você tem uma parabólica “antiga” em casa? Saiba que, em breve, ela vai parar de funcionar. E para continuar assistindo à programação dos canais abertos de TV transmitidos para a sua parabólica, é necessário trocar o equipamento atual pela nova parabólica digital. É importante ficar atento porque o prazo para solicitar essa troca está terminando: só vai até as 20 horas do dia 30 de junho.
A boa notícia é que a atualização pode ser totalmente de graça. Beneficiários do CadÚnico, ou seja, quem participa de programas sociais como Bolsa Família, Pé-de-meia, Auxílio Gás, entre outros, e têm uma parabólica tradicional instalada e funcionando devem entrar em contato com a Siga Antenado para verificar se têm direito à substituição gratuita pela nova parabólica digital.
A expectativa é que mais de 25 mil famílias ainda sejam contempladas com a substituição gratuita da antena parabólica em todas as regiões do Espírito Santo. Os municípios com maior número de famílias potencialmente aptas a receber o kit com a nova parabólica digital incluem Serra (2,8 mil), Cariacica (1,8 mil), Jaguaré e Vila Velha (1,3 mil cada), Barra de São Francisco (1,2 mil), Nova Venécia (1 mil) e Linhares (920). Já em municípios como Afonso Cláudio, Aracruz, Ecoporanga, Pancas e Pinheiros, a estimativa é de que cerca de 600 famílias, em cada localidade, ainda possam ter direito ao benefício.
A Siga Antenado é uma entidade sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel, para apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das novas parabólicas digitais. Desde o início do projeto já foram mais de 4,9 milhões de famílias beneficiadas em todo o país.
Vantagens
Além de garantir a continuidade do sinal, a parabólica digital oferece diversos benefícios. A nova tecnologia transmite a imagem com qualidade superior, em alta definição (Full HD), e o som fica mais nítido, sem interferências. A recepção do sinal também se torna mais estável, reduzindo falhas na transmissão.
Outro grande avanço é a ampliação da grade de programação, que pode alcançar 140 canais, entre regionais e nacionais.
Confira o passo a passo para você saber se tem direito:
- 1º passo: Acesse o site sigaantenado.com.br; ou ligue para o número 0800 729 2404, que também recebe mensagens de texto pelo Whatsapp.
- 2º passo: Informe se número de CPF ou do NIS (Número de Identificação Social).
- Se você faz parte de algum programa social do Governo Federal (Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira da Pessoa Idosa, entre outros) poderá continuar respondendo o formulário.
- 3º passo: Responda as próximas perguntas do formulário e prossiga no agendamento.
Se você estiver dentro dos critérios obrigatórios – estar inscrito no CadÚnico e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando – será direcionado para o chat e poderá escolher o melhor dia para que um dos técnicos da Siga Antenado vá até a sua casa. Todo o processo, desde o agendamento até a finalização da instalação, não tem custos para os beneficiários.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui