Operação 'Coletivo Seguro' reforça a segurança nos ônibus da Serra
A ação foi coordenada pela Sedes, com participação da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra e do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT).

O município da Serra recebeu, na noite da última terça-feira (24) e na manhã desta quinta-feira (26), a “Operação Coletivo Seguro”, uma ação da Secretaria de Defesa Social (Sedes) com objetivo de reforçar a segurança no transporte coletivo e garantir mais tranquilidade para quem depende dos ônibus diariamente.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA ação foi coordenada pela Sedes, com participação da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra e do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT). Na manhã desta quinta-feira (26), as equipes estiveram na Avenida Eldes Scherrer Souza, entre as 7 e as 8 horas, e fizeram abordagens preventivas em dezenas de ônibus.
Nos cinco primeiros meses de 2025, os casos de roubo em transporte coletivo na Serra caíram 54,14% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e maio de 2024, foram registrados 447 roubos. Já em 2025, o número caiu para 205 ocorrências no mesmo intervalo de tempo.
A Operação Coletivo Seguro ocorre em pontos estratégicos da cidade, definidos pela Sedes, a partir de dados estatísticos e análises sobre a criminalidade. A ideia é prevenir crimes, identificar suspeitos e evitar que o transporte público seja usado para ações ilegais.
Para a vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, a operação é mais uma demonstração do compromisso da gestão com a segurança da população que utiliza o transporte coletivo no dia a dia.
“Estamos atentos às necessidades dos nossos moradores e atuando de forma integrada para garantir que todos possam se deslocar com mais tranquilidade. A ‘Coletivo Seguro’ é uma ação estratégica que reforça nosso cuidado com quem mais precisa do transporte público, além de fortalecer a presença da Guarda Municipal nas ruas”, destaca.
A Sedes explica que os locais de atuação mudam conforme o avanço das informações sobre os crimes, o que torna a operação mais eficiente e alinhada com a realidade de cada região do município.