Cidades

Vila Velha investe em formação para turismo sustentável

A formação foi conduzida pela formadora Marinalva Cavalieri Bittencourt e reuniu representantes das secretarias municipais de Cultura (Semcult), Educação (Semed) e Turismo (SEMTUR).

Foto: Luiz Eduardo Neves

Professores da rede municipal de ensino de Vila Velha participaram de uma formação continuada com o tema “Diálogos sobre: turismo sustentável, patrimônios históricos e ensino de língua inglesa”. A atividade ocorreu na Biblioteca Municipal, com apresentações, visitas técnicas e rodas de conversa sobre o uso do território como recurso pedagógico. O evento foi realizado no último dia 25.
 
A formação foi conduzida pela formadora Marinalva Cavalieri Bittencourt e reuniu representantes das secretarias municipais de Cultura (Semcult), Educação (Semed) e Turismo (SEMTUR). O subsecretário de Cultura, Júnior Bola, abriu a programação com um panorama sobre planejamento e legislação voltados à preservação do patrimônio cultural.
 
Na sequência, a coordenadora do setor de Arte e Cultura, Karlla Pio Martinelli Saldanha, apresentou o programa Arte&Cultura, com destaque para as visitas monitoradas aos bens históricos da cidade. A coordenadora de Patrimônio Cultural, Aline Lima Pereira, abordou os patrimônios materiais e imateriais protegidos por lei no município e discutiu possibilidades de práticas de valorização do patrimônio local no ensino da língua inglesa. Já a museóloga Flávia Fernandes Torres compartilhou experiências das ações educativas do Museu Atelier Homero Massena, com foco no uso de museus como instrumentos de aprendizagem.
 
A programação incluiu ainda a contribuição de Virginia Amaralinda Calabrez Martins, da Coordenação de Educação Ambiental da Semed, que tratou da relação entre áreas verdes e educação, com foco na construção de uma identidade urbana conectada à sustentabilidade. Alexandra Cristina Nunes, do setor de Turismo, apresentou possibilidades de integração entre ações pedagógicas e atrativos turísticos do município.
 
O arqueólogo da Prefeitura de Vila Velha, Henrique Valadares, também participou da formação, abordando a importância da arqueologia para a compreensão da ocupação do território pelos povos originários. Durante sua apresentação, destacou como os vestígios arqueológicos ajudam a reconstruir a história pré-colonial da região e podem ser incorporados em práticas pedagógicas que valorizem as narrativas ancestrais e ampliem o repertório cultural dos estudantes.
 
A programação contou ainda com visita técnica à Casa da Memória, conduzida por Flávia Fernandes Torres, e com uma vivência na Prainha coordenada por Tônia Mol, que também atuou como instrutora de ioga. Ambas as atividades foram realizadas com os grupos da manhã e da tarde.
 
“A dinâmica realizada na Prainha é parte fundamental da formação. Ela promove um olhar sensível para o território, valoriza a escuta ativa e possibilita aos professores pensarem estratégias pedagógicas conectadas com a realidade dos estudantes”, destacou a formadora Marinalva Cavalieri.
 
Para o secretário municipal de Cultura, Roberto Patrício Junior, a parceria com a Secretaria de Educação representa um caminho estratégico para fortalecer a política cultural do município.
“Vamos promover formações, visitas orientadas e experiências que aproximem os professores e os estudantes dos nossos patrimônios históricos, espaços culturais e expressões identitárias. Acreditamos que o território pode ser incorporado como ferramenta viva de aprendizagem”, afirmou.
 
A dinâmica tem como objetivo fortalecer a integração entre educação, cultura, patrimônio e sustentabilidade no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726