Iema participa de evento sobre a conservação da abelha Uruçu Capixaba
Para o servidor do Iema Fabiano Zamprogno, a participação no evento reforça o compromisso institucional com a conservação da biodiversidade.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) marcou presença em um evento voltado à preservação da Melipona capixaba, conhecida como Uruçu Capixaba, espécie de abelha endêmica da região serrana do Espírito Santo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA programação foi realizada entre os dias 26 e 28 de junho, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Venda Nova do Imigrante, e reuniu especialistas, pesquisadores, meliponicultores e instituições públicas.
Uma das palestras da programação, “Ações do Parque Estadual Pedra Azul para a conservação da Melipona Capixaba”, foi ministrada pelo servidor do Iema, Leonardo Brioschi. A apresentação destacou as estratégias adotadas pela unidade de conservação para a proteção do habitat natural da espécie e o estímulo à pesquisa e à educação ambiental.
A programação contou ainda com um workshop sobre a Uruçu Capixaba, encontro de criadores das abelhas nativas das montanhas capixabas, palestras, roda de conversa, visitação guiada pelo meliponário e mostra de espécies de abelhas nativas que podem ser mantidas em cativeiros.
Para o servidor do Iema Fabiano Zamprogno, a participação no evento reforça o compromisso institucional com a conservação da biodiversidade. “É um projeto oportuno de integração institucional com a possibilidade de desenvolvimento responsável para a nossa Uruçu Capixaba. O evento foi muito propício para agirmos de maneira responsável quanto a essa espécie de ocorrência local”, destacou.
O evento integrou as ações do projeto “Uma estratégia multidisciplinar para conservar a abelha do Espírito Santo”, coordenado pelo professor Vander Calmon Tosta, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – campus São Mateus.