
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim (Semcult) participou, neste mês, de importantes agendas com a Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult), consolidando a adesão do município ao projeto “Midiateca em Rede”, uma iniciativa do Governo do Estado que visa à preservação e difusão digital de acervos culturais capixabas.
O encontro presencial aconteceu no último dia 10, na sede da Secult, em Vitória, com a assinatura do termo de parceria com a Midiateca Capixaba. Cachoeiro será representado no projeto por três instituições culturais: o Arquivo Público Municipal de Cultura Sala Evandro Moreira, como órgão público, além do Grupo ELA de Teatro e da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, entidades da sociedade civil que contribuem para a memória e identidade local.
Leia também: Emanuela Pedroso revela o peso e a força de ser mulher na política
A iniciativa tem como objetivo a inclusão dos acervos dessas instituições na plataforma digital da Midiateca Capixaba, utilizando o software Tainacan, desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). O sistema possibilita a gestão digital de acervos e a criação de repositórios online acessíveis ao público.
Nesta terça-feira (23), equipes do Arquivo Público de Cachoeiro e da Secult participaram de uma reunião virtual que marcou o início dos trabalhos técnicos. O encontro teve como foco a construção da página do APMC dentro da plataforma da Midiateca, com orientações sobre o uso do software, digitalização de itens e estruturação do repositório.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Larrisa Patrão, destaca a importância da parceria:
“A adesão ao projeto Midiateca em Rede é um marco para Cachoeiro. A digitalização dos nossos acervos permitirá que mais pessoas tenham acesso à rica história cultural do município, ao mesmo tempo em que contribui para a preservação da nossa memória coletiva. É também uma valorização do trabalho de instituições locais comprometidas com a cultura.”
Com o avanço das etapas, o município contará com profissionais capacitados para operar a plataforma, além de poder multiplicar o conhecimento adquirido junto a outras entidades culturais.
A participação de Cachoeiro neste projeto reforça o compromisso da Semcult com a inovação, a democratização do acesso à cultura e a valorização dos bens históricos e imateriais do município.
“Cachoeiro de Itapemirim ter 3 instituições culturais participando de um grupo de 20 instituições capixabas, que farão parte do projeto, demonstra a importância de Cachoeiro para o Estado do Espírito Santo na salvaguarda de sua história e memória, que contribui de forma significativa no registro histórico capixaba.” destaca Lucimar Barros Costa, Coordenador do Arquivo Público Municipal de Cultura da Sala Evandro Moreira.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui