Cidades

Viana avança no Pacto Agroecológico Capixaba

O encontro reforça o compromisso do município com a construção de uma agenda conjunta em prol da transição da agricultura convencional para sistemas de base agroecológica e produção orgânica.

Foto: Prefeitura de Viana

Viana deu mais um passo importante rumo à consolidação de uma agricultura sustentável e livre de agrotóxicos. Uma reunião estratégica do Pacto Ecológico Capixaba de Viana foi realizada na manhã desta sexta-feira (11) no Sítio Dois Irmãos, na comunidade de Jucuruaba, reunindo produtores rurais do município e representantes de diversas instituições parceiras.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Estiveram presentes na reunião representantes da Prefeitura de Viana, Ministério Público do Espírito Santo, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Sebrae.

O encontro reforça o compromisso do município com a construção de uma agenda conjunta em prol da transição da agricultura convencional para sistemas de base agroecológica e produção orgânica. O Pacto Ecológico visa fortalecer a agricultura familiar e tornar Viana referência estadual na produção de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.

Com um plano de formação contínua, os agricultores que aderiram ao pacto e aos que pretendem, terão acesso gratuito a cursos, capacitações, oficinas, consultorias, visitas técnicas, entre outras ações que promovem o conhecimento e a adoção de boas práticas agrícolas. Além disso, contarão com assistência técnica da Prefeitura, hora-máquina de arado, apoio à compostagem e incentivo à comercialização dos produtos com maior valor agregado, inclusive em compras públicas.

A iniciativa, inédita e interinstitucional, visa tornar Viana a Capital Estadual da Alimentação Orgânica e Agroecológica, agregando valor à produção local e promovendo a saúde alimentar da população.