Câmara de Guarapari terá nova vereadora; veja por que
A decisão foi tomada pelo órgão, nesta segunda-feira (4), após a conclusão do processo de recontagens totais de votos das eleições proporcionais do ano de 2024. ⠀

A candidata Adma Silva Santana, do Democracia Cristã (DC) foi proclamada eleita (com 775 votos) vereadora de Guarapari pelo Tribunal Regional Eleitoral no Espírito Santo (TRE). A decisão foi tomada pelo órgão, nesta segunda-feira (4), após a conclusão do processo de recontagens totais de votos das eleições proporcionais do ano de 2024. ⠀
O TRE reconheceu a ocorrência de fraude à cota de gênero praticada pelo partido Podemos, nas eleições municipais em Guarapari.
Leia também: Denúncias de assédio e perseguição política abalam SRE de Cachoeiro
A fraude foi caracterizada pelo registro de candidaturas femininas fictícias, conhecidas como “laranjas”, com o objetivo de cumprir a cota mínima de 30% de candidaturas femininas, exigida pela legislação eleitoral.
Nesse contexto, o candidato Savio Aleixo Pinna (DC) se torna o 1º suplente, com 747 votos. Ainda não há informações sobre a posse da nova vereadora. A responsabilidade do ato é da Câmara Municipal de Guarapari.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui