Cidades

Cesan vai captar R$ 321 milhões para ampliar obras no Sul do ES

O recurso será destinado ao financiamento de obras de melhoria nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em nove municípios capixabas. 

Foto: Divulgação

A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) foi autorizada pelo Ministério das Cidades, por meio da Portaria MCID nº 490/2025, a emitir debêntures incentivadas para captar até R$ 321 milhões. O recurso será destinado ao financiamento de obras de melhoria nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em nove municípios capixabas. 

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

As intervenções vão contemplar os municípios de Alto Rio Novo, Anchieta, Conceição do Castelo, Guarapari, Muqui, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vitória, beneficiando diretamente 1.138.632 pessoas. 

Leia também: Ufes abre inscrições para pós-graduação em Cidades Inteligentes

Entre os ganhos esperados estão a ampliação da disponibilidade de água, especialmente durante o verão, a redução de vazamentos e perdas na rede e melhorias na captação, com o objetivo de promover um uso mais racional dos rios que abastecem a região. 

O presidente da Cesan, Munir Abud, destacou que a autorização representa um marco importante para a Companhia. “Essa conquista representa mais um passo no compromisso da Cesan em garantir água de qualidade e serviços de saneamento cada vez mais eficientes para os capixabas. A emissão de debêntures incentivadas amplia nossa capacidade de investimento e permite acelerar obras fundamentais para o desenvolvimento do Estado.” 

O próximo passo será a realização do processo licitatório para a escolha dos agentes financeiros responsáveis pela emissão e distribuição dos títulos de crédito. Os prazos e valores da operação serão definidos em conjunto com o parceiro selecionado. 

O diretor administrativo e comercial da Cesan, Rafael Grossi, ressaltou a importância da iniciativa do ponto de vista de gestão. “A utilização desse instrumento financeiro demonstra a seriedade da Companhia na busca de soluções inovadoras de captação de recursos. É uma medida que alia responsabilidade fiscal, transparência e eficiência, assegurando que os investimentos cheguem a quem mais precisa: a população.” 

A emissão de debêntures incentivadas vai ao encontro da estratégia da Cesan de ampliar investimentos em infraestrutura, modernizar serviços e fortalecer a sustentabilidade do saneamento no Espírito Santo.