
A 4ª Mostra CineMarias acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, no Cine Metrópolis e na Tenda CineMarias, ambos na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Goiabeiras, em Vitória. A ação terá uma programação gratuita repleta de filmes de todo o Brasil, produzidos por identidades femininas e pessoas não binárias. O evento também contará com masterclass, workshops e rodas de conversa com referências locais e nacionais, visando ao protagonismo feminino e à diversidade de gênero e raça no cinema, na literatura, na cultura e nos espaços de poder.
As Mostras Competitivas Capixaba e Nacional serão exibidas nos dois dias do evento, trazendo 12 filmes produzidos em vários estados brasileiros, que foram selecionados pelas curadoras Gabriela Alves e GG Fákọ̀làdé. Os filmes concorrem aos troféus de Melhor Filme Capixaba e Melhor Filme Nacional, com premiações de R$ 2000,00 para cada categoria.
Leia também: Procurando emprego? Sine Cachoeiro está com 63 vagas disponíveis; veja
As obras premiadas serão definidas pelas juradas Suellen Vasconcellos e Royce Luckessy, e a premiação acontecerá no sábado (23), a partir das 18h40, no Cine Metrópolis.
O CineMarias é inspirado na Lei Maria da Penha, e tem como proposta refletir de forma poética, por meio da arte e da educação, a mazela social que é a violência contra a mulher e a falta de representação feminina no cinema, na mídia e nos espaços de poder. Durante o evento, também é possível conferir ações educativas sobre a Lei e o combate à violência contra identidades femininas.
Tema 2025
Com o tema “Fabular Novos Futuros”, a mostra reivindica o direito de sonhar e criar futuros possíveis a partir da natureza, da liberdade, da igualdade de acessos e oportunidades para os corpos e identidades femininas.
Homenageada especial
A grande homenageada desta edição é a Ana Maria Gonçalves. Eleita a primeira mulher negra a se tornar imortal na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela é autora do livro “Um Defeito de Cor”, vencedor do prêmio Casa de Las Américas, e considerado um dos mais importantes da literatura brasileira contemporânea.
A obra narra a vida de Kehinde, uma mulher africana que foi capturada e escravizada no Brasil. A escritora é admirada pela profunda revisão historiográfica que se propõe ao refletir sobre os assuntos e marcos históricos que caracterizam o Brasil colonial e escravagista do século 19 por uma perspectiva decolonial.
Ana Maria também escreve roteiros para cinema, teatro e televisão, é sócia-fundadora da Terreiro Produções e professora de escrita criativa, além de ser co-curadora da exposição ”Um Defeito de Cor”, lançada em 2023 no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), que tem como inspiração o livro homônimo, e que já passou por cidades como, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
O CineMarias é realizado pela Odoyá Arte e Cultura, com produção do Instituto Odara, Lúdica Audiovisual, Machê e LC Market, patrocínio master da EDP, por meio do apoio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), e conta ainda com parceria da Universidade Federal do Espírito Santo e do Hub ES+.
Programação completa
Sexta-feira (22)
- Cronograma: 9h às 16h: Ação de Retificação de nome e gênero, com a equipe da Defensoria Pública do Espírito Santo (Tenda CineMarias)
- Inscrições pelo link
- Hora: 10h às 12h: Roda de Conversa: Por Dentro da Lei Maria da Penha, com Rosely Pires e Emilly Marques (Tenda CineMarias)
- Hora: 18h às 20h30: ABERTURA OFICIAL + SESSÃO 1
- Abertura + Mostra Competitiva Capixaba + Bate-papo com realizadores (Cine Metrópolis)
Sábado (23)
- Cronograma: 10h às 12h: Workshop: “Nem vítimas, nem vilãs: desconstruindo estereótipos femininos na ficção” - com Manuela Cantuária (Cine Metrópolis)
- Hora: 14h às 16h30: SESSÃO 2
- Mostra Competitiva Nacional + Bate-papo com as realizadoras (Cine Metrópolis)
- Hora: 17h às 18h30: Masterclass com a homenageada Ana Maria Gonçalves (Cine Metrópolis)
- Hora: 18h40 às 19h20: Homenagem Especial à Ana Maria Gonçalves | Premiação de Melhor Filme
- Capixaba e Melhor Filme Nacional (Cine Metrópolis)
- Hora: 19h30 às 21h30: Oficina + Roda de Conversa: “Ritual do Rebolado – Deixa as garota brincar”, com Afrofunk Rio com Mariluz (Facilitadora AfroFunk Rio) (Tenda CineMarias)
- Hora: 22h às 00h: Festa Treme Ú Baile – Edição Rebola (Tenda CineMarias)
Serviço:
4ª Mostra CineMarias – Fabular Novos Futuros
- Local: Cine Metrópolis – Av. Fernando Ferrari, 514 -Vitória/ES
- Tenda CineMarias (estacionamento do Teatro Universitário)
- Data e horário: 22 e 23 de agosto, a partir das 10h30
- Entrada gratuita
- Inscrições abertas para masterclass, workshops e oficinas gratuitas no link
- Mais informações: Instagram CineMarias
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui