Guarapari recebe ação do MPES contra racismo e discriminação nas escolas
O evento “Enfrentamento ao racismo e à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no ambiente escolar”

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos (NPDH) e da Comissão de Direito à Diversidade Sexual e à Identidade de Gênero (CDDS), promoveu, nessa segunda-feira (18), o evento “Enfrentamento ao racismo e à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no ambiente escolar”. O encontro aconteceu no Centro de Convenções Sesc de Guarapari, localizado no bairro Muquiçaba.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO evento reuniu diversos especialistas na área para discutir medidas combativas e políticas públicas que devem ser implementadas nas instituições de ensino em Guarapari. Estiveram presentes a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Educação, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Leia também: Ifes suspende professora após declaração sobre ganhos com conteúdo adulto
Após as falas iniciais das autoridades presentes, teve início o ciclo de palestras. Participaram, pelo Ministério Público, a Promotora de Justiça da Promotoria Cível de Guarapari, Ana Carolina Gonçalves de Oliveira, e os Promotores de Justiça Gusthavo Ribeiro Bacellar, Coordenador do NPDH-Sul, e Franklin Gustavo Botelho Pereira, Coordenador da CDDS.
As apresentações seguiram com as servidoras do NPDH Alice Emília da Silveira, com formação em Psicologia; Katia Cristini Kaiser, formada em Serviço Social; e Gabriela Elias de Abreu Pim, com formação em Direito.
Ainda sobre o MPES, a Promotora de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim e Coordenadora do Núcleo de Proteção aos Direitos da Juventude do Sul do Estado (NEJU-Sul), Juliana Ortega Tavares, também participou da série de palestras.
Durante o encontro, houve a apresentação de Maria Gabriela Verediano Balardino, que abordou a educação antirracista voltada para o corpo docente e colaboradores da rede educação, visando identificar e combater o racismo em ambientes educacionais. A palestrante é idealizadora, produtora e coordenadora do Projeto Descolonize: Educação e Cultura Negra.
Os palestrantes incentivaram o público presente a se manifestar, realizando perguntas e comentários, a fim de criar um espaço de diálogo e compartilhamento de ideias seguro e eficaz.