
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos (NPDH) e da Comissão de Direito à Diversidade Sexual e à Identidade de Gênero (CDDS), promoveu, nessa segunda-feira (18), o evento “Enfrentamento ao racismo e à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no ambiente escolar”. O encontro aconteceu no Centro de Convenções Sesc de Guarapari, localizado no bairro Muquiçaba.
O evento reuniu diversos especialistas na área para discutir medidas combativas e políticas públicas que devem ser implementadas nas instituições de ensino em Guarapari. Estiveram presentes a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Educação, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Leia também: Ifes suspende professora após declaração sobre ganhos com conteúdo adulto
Após as falas iniciais das autoridades presentes, teve início o ciclo de palestras. Participaram, pelo Ministério Público, a Promotora de Justiça da Promotoria Cível de Guarapari, Ana Carolina Gonçalves de Oliveira, e os Promotores de Justiça Gusthavo Ribeiro Bacellar, Coordenador do NPDH-Sul, e Franklin Gustavo Botelho Pereira, Coordenador da CDDS.
As apresentações seguiram com as servidoras do NPDH Alice Emília da Silveira, com formação em Psicologia; Katia Cristini Kaiser, formada em Serviço Social; e Gabriela Elias de Abreu Pim, com formação em Direito.
Ainda sobre o MPES, a Promotora de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim e Coordenadora do Núcleo de Proteção aos Direitos da Juventude do Sul do Estado (NEJU-Sul), Juliana Ortega Tavares, também participou da série de palestras.
Durante o encontro, houve a apresentação de Maria Gabriela Verediano Balardino, que abordou a educação antirracista voltada para o corpo docente e colaboradores da rede educação, visando identificar e combater o racismo em ambientes educacionais. A palestrante é idealizadora, produtora e coordenadora do Projeto Descolonize: Educação e Cultura Negra.
Os palestrantes incentivaram o público presente a se manifestar, realizando perguntas e comentários, a fim de criar um espaço de diálogo e compartilhamento de ideias seguro e eficaz.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui