II Caderno Orientador ERER tem resultado preliminar divulgado
O Caderno conta com uma seção de inspiração afirmativa ao garantir a publicação exclusiva de textos de professores negros e indígenas denominada “Escritas de Resistência”.

A Secretaria da Educação (Sedu) divulga, nesta quarta-feira (20), o resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado, realizado por meio do Edital nº 20/2025, referente ao material que comporá o II Caderno Orientador de Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER) – Sawabona: Práticas Pedagógicas e Escritas de Resistência.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA iniciativa envolveu professores, diretores, coordenadores, coordenadores pedagógicos, professores coordenadores de Estratégias para Equidade Racial (PCER), coordenadores Administrativos de Secretaria e Financeiro (CASFs), e pedagogos da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo com interesse em compartilhar práticas pedagógicas e ações no âmbito da gestão que constituirão um Caderno Orientador, na perspectiva da Educação das Relações Étnico-raciais e da Equidade Racial.
Leia também: ES nomeia Agentes de Suporte Educacional aprovados em concurso
Além das práticas, o Caderno conta com uma seção de inspiração afirmativa ao garantir a publicação exclusiva de textos de professores negros e indígenas denominada “Escritas de Resistência”.
Os autores das práticas e dos textos devem conferir o endereço de e-mail informado no ato da inscrição para mais informações de alinhamento, tais como datas e horários das entrevistas de heteroidentificação.
A lista das práticas e dos textos selecionados, bem como as observações pertinentes aos inscritos, estão disponíveis clicando aqui. Para aqueles que desejarem interpor recurso referente ao resultado divulgado, o prazo para solicitação segue até segunda-feira (25). O pedido deverá ser formalizado, exclusivamente, por meio do Formulário de Recurso que pode ser encontrado no Anexo IX do Edital.
De acordo com Aline de Freitas Dias, gerente da Geaciq, a garantia de repertório pedagógico é basilar no desenvolvimento de estratégias pedagógicas em ERER.
Mas, para além disso, o II Caderno Orientador, intitulado “Sawabona”, é uma elaboração coletiva desse repertório pedagógico, é uma construção de mãos dadas com os professores, sendo, portanto, um fazer para eles e com eles.
Essa é a essência do “Sawabona”, nós dissemos aos professores: “Eu te vejo e te respeito”, ao que nos responderam de volta: “Então eu existo para você e sou bom”. Aline afirma que quando o assunto é Educação, o fazer juntos é sempre o melhor caminho.