Veja o que muda com o novo sistema de custos apoiado por Cachoeiro e TCE-ES

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, recebeu com entusiasmo a proposta apresentada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Coelho, durante encontro realizado no Centro de Manutenção Urbana, nesta segunda-feira (18).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA proposta visa implementar um sistema de custos no setor público, uma metodologia inovadora que tem como objetivo mensurar os custos dos serviços públicos e projetos, avaliando os resultados da gestão.
Leia também: Bairros de Cachoeiro recebem ações de limpeza; veja quais
A reunião contou também com a presença do coordenador executivo do Comitê de Custos e do Núcleo de Controle Externo de Contabilidade (NContas) do TCE-ES, Rodrigo Lubiana, que detalhou a importância da adesão ao projeto para o município. O conselheiro Coelho, após apresentar a proposta, convidou a cidade a firmar um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas para o desenvolvimento dessa metodologia.
Vários municípios já se uniram ao projeto, e Cachoeiro de Itapemirim é um dos municípios que pode se tornar pioneiro na implementação do modelo, que servirá como base para a criação de um guia de gestão eficiente.
“A adesão ao projeto é uma demonstração clara de nosso compromisso com a transparência e eficiência na gestão pública. Acredito que, ao adotar este modelo, Cachoeiro estará não só melhorando o planejamento das ações, mas também proporcionando um controle maior sobre os recursos públicos, garantindo que cada centavo seja bem aplicado para o benefício da nossa população”, disse o prefeito Theodorico Ferraço.
Rodrigo Coelho destacou a importância do projeto que pode tornar a gestão pública mais eficiente, proporcionando redução de custos. “Este é um projeto inovador que visa transformar a gestão pública, tornando-a mais eficiente e transparente. A adesão de Cachoeiro ao sistema de custos será um marco para o município e um exemplo para outros locais do Brasil. O modelo permitirá que o município tenha uma visão clara dos custos de suas ações e serviços, gerando comparações e, consequentemente, identificando áreas de melhoria. A parceria com o Tribunal de Contas será fundamental para o sucesso da implementação”.
Com a adesão ao projeto, Cachoeiro de Itapemirim estará à frente de muitos outros municípios na busca por uma gestão pública mais eficiente, com foco no uso responsável dos recursos públicos.