Dr. Bruno comemora um ano de Centro Especializado em Autismo em hospital no ES
O CETEA atende a cerca de 500 crianças todos os meses, abrangendo 35 municípios do Estado.
•

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Dr. Bruno Resende, promoveu nesta segunda-feira (15) uma reunião extraordinária da comissão, para comemorar um ano de funcionamento do CETEA – Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista do Hospital Evangélico de Vila Velha. O CETEA atende a cerca de 500 crianças todos os meses, abrangendo 35 municípios do Estado.
O deputado destacou a importância do atendimento do CETEA, que conta uma equipe multidisciplinar incluindo psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.
Leia também: Deputados aprovam medidas para amenizar “tarifaço” na economia capixaba
“O Hospital Evangélico está de parabéns, é um serviço com atendimento humanizado, com muito amor, e vamos trabalhar pela ampliação dos serviços, para que todos os capixabas, de Norte a Sul, tenham acesso a esse nível de tratamento”, disse Dr. Bruno Resende.
Atendimento humanizado
A diretora-geral do Hospital, Melina Ferrari, apresentou os resultados do CETEA na Assembleia Legislativa, ressaltando que o serviço já é referência no acolhimento e tratamento de crianças com TEA e suas famílias.
“Considerando as crianças e suas famílias, são mais de 8 mil atendimentos mensais. Contamos com uma equipe formada por 46 profissionais de oito especialidades diferentes. Nosso objetivo é promover qualidade de vida por meio de um atendimento humanizado, científico e ético, que apoia tanto as crianças quanto seus cuidadores”, destacou Melina Ferrari.
Robô
Entre os diferenciais do CETEA está o uso de um robô como ferramenta terapêutica, que auxilia no desenvolvimento da comunicação e das habilidades sociais das crianças. A tecnologia se soma a uma estrutura completa, com 30 consultórios individuais, salas de grupo, jardim sensorial e até uma casa de acolhimento, voltada às famílias que vêm do interior.
Os relatos de mães e pais comprovam a transformação que o serviço tem promovido. Uma mãe contou, emocionada, que após iniciar os atendimentos no CETEA, seu filho de 12 anos conseguiu escrever o próprio nome pela primeira vez, um marco de esperança e desenvolvimento para toda a família.
Dr. Bruno Resende ressaltou a importância do serviço: “O CETEA mostra como o investimento em saúde especializada e em equipes qualificadas gera impacto real na vida das famílias. Este é um exemplo de política pública que precisamos fortalecer e ampliar”, disse o deputado.
Também participaram da sessão o presidente da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), pastor Rodrigo Seibel; o superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, e o vereador de Vila Velha e ex-deputado estadual Doutor Hércules.