ES é premiado nacionalmente com programas Sementes e Formação Avançada
Na categoria Fomento a Startups e Inovação, o Sementes foi premiado por impulsionar soluções tecnológicas de impacto e fomentar o empreendedorismo
•

O Espírito Santo se consagrou como referência nacional em inovação ao conquistar, na última semana, duas premiações no Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas 2025. Os programas Sementes e Formação Avançada em Inteligência Artificial (IA), desenvolvidos pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), foram os grandes vencedores nas categorias Fomento a Startups e Inovação e Eficiência da Gestão Pública, respectivamente.
Promovido pelo Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor-MG), o prêmio reconhece iniciativas que fortalecem o ecossistema de inovação e tecnologia em todo o País. A cerimônia de premiação ocorreu, na última quinta-feira (28), em Belo Horizonte (MG).
Leia também: Programa Sementes é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia
Na categoria Fomento a Startups e Inovação, o Sementes foi premiado por impulsionar soluções tecnológicas de impacto e fomentar o empreendedorismo, especialmente no interior capixaba e na região da Bacia do Rio Doce. Já o Formação Avançada em IA se destacou na categoria Eficiência da Gestão Pública, ao qualificar servidores públicos para atuarem de forma estratégica no uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial, com foco em inovação, eficiência e impacto social.
Segundo os organizadores, os dois projetos se destacaram por sua capacidade transformadora, posicionando o Espírito Santo como protagonista no cenário nacional de ciência, tecnologia e inovação.
Premiação
Para a coordenadora dos programas, Jamylly Caran, que representou a Secti na premiação, a conquista reflete o compromisso com políticas públicas de longo prazo. “Receber esse reconhecimento nacional é a certeza de que estamos no caminho certo. O Sementes e o Formação Avançada mostram que inovação com impacto social é possível e necessária. Esse prêmio é coletivo, fruto de muitas mãos e muita escuta”, celebrou.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, também comemorou a vitória. “É um marco para o Espírito Santo. Ser premiado em duas frentes diferentes mostra a maturidade das nossas políticas de inovação. Estamos construindo um Estado que pensa o futuro com inclusão, descentralização e inteligência. Essa conquista mostra que o Brasil está atento ao que estamos fazendo aqui”, afirmou.
Sementes
O Sementes selecionou 50 startups de várias regiões do Estado e do País. Cada uma recebe um aporte de R$ 100 mil, além de aceleração realizada pela IEBT Innovation, com mentorias, apoio técnico e redes estratégicas de conexões para escalar soluções de impacto socioambiental e econômico em nove municípios da Bacia do Rio Doce: Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Aracruz, Baixo Guandu e Serra.
Para saber mais sobre o programa e as startups participantes, acesse: www.programasementes.com.br.
Formação Avançada em Inteligência Artificial
O programa capacita servidores públicos em tecnologias de IA de ponta, preparando-os para criar, implementar e gerenciar soluções inovadoras em diferentes setores. A formação é gratuita, 100% on-line e mediada pela Plataforma Coursera. As inscrições estão abertas a todos os servidores públicos do Estado e devem ser realizadas por meio do formulário disponível na página: formacaoavancada.universidades.es.gov.br/formacao-ia.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui