Muniz Freire inicia castração e microchipagem de pets; veja como participar
O objetivo é ter um melhor controle da população de animais

A Prefeitura de Muniz Freire dará início, no dia 25 e 26 de setembro, ao serviço de castração e microchipagem de cães e gatos, contemplando tanto animais em situação de rua quanto os de tutores cadastrados no CadÚnico.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA ação faz parte do Programa PetVida, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Consórcio Caparaó, presidido pelo prefeito de Muniz Freire, Dito Silva.
Leia também: Mimoso do Sul inicia campanha de vacinação contra cinomose em cães
Os procedimentos serão executados pela empresa Medpet e têm como objetivo contribuir para o controle populacional de animais, além de reforçar as políticas públicas de saúde e bem-estar animal.
Atuação regional
O programa está sendo desenvolvido em todos os 14 municípios que integram o Consórcio Caparaó: Jerônimo Monteiro, Irupi, Muqui, Alegre, Ibitirama, Ibatiba, Iúna, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Apiacá, Guaçuí, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado e Muniz Freire.
Em Alegre, por exemplo, a primeira etapa ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto, quando foram cadastrados 82 animais, entre cadelas, cães, gatas e gatos. Os serviços foram prestados pelo castramóvel da empresa Vet Nômade, com todos os animais microchipados, atendidos no pós-operatório e, no caso das fêmeas, recebendo roupas cirúrgicas. Segundo a Prefeitura local, não houve intercorrências durante os procedimentos.
Abertura oficial
A abertura oficial do programa regional será realizada em Jerônimo Monteiro, no dia 22 de setembro, marcando o início das atividades conjuntas em todo o território de abrangência do Consórcio Caparaó.