Pet Vida leva castração e microchipagem de animais a 14 municípios do Caparaó
O programa atende prioritariamente animais de rua, além de tutores cadastrados no CadÚnico que realizaram inscrição prévia

O Consórcio Caparaó iniciou a execução do Programa Pet Vida, que contempla cadastramento, castração e microchipagem de cães e gatos em 14 municípios da região. A iniciativa, presidida pelo prefeito de Muniz Freire, Dito Silva, tem como objetivo controlar a população de animais de rua e reforçar a política de saúde pública nos municípios consorciados.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO programa atende prioritariamente animais de rua, além de tutores cadastrados no CadÚnico que realizaram inscrição prévia. Caso haja vagas remanescentes, os municípios podem ampliar o atendimento para tutores locais. As cirurgias são realizadas pelas empresas Medh Pet e Vet Nômade, enquanto os cuidados pós-operatórios ficam sob responsabilidade de voluntários que abrigam os animais.
Leia também: Alegre promove feira de adoção pet online com cães disponíveis
A primeira etapa ocorreu em Alegre, onde 82 animais passaram pelos procedimentos. Na última segunda-feira (22), o programa foi oficialmente lançado em Jerônimo Monteiro, com a presença da deputada estadual Janete de Sá, presidente da CPI dos Maus-Tratos contra Animais; do prefeito anfitrião Zé Valério; do prefeito de Muqui, Camarão Anequim; e do presidente do Consórcio Caparaó, Dito Silva, que destacou a relevância da iniciativa.
“Tive a oportunidade de visitar a Medh Pet, um hospital sobre rodas. Temos o maior respeito pelos animais e sabemos que essa ação vai muito além da castração. Animais soltos nas ruas também são uma questão de saúde pública”, afirmou.
Programa Pet Vida
Em Muniz Freire, a ação será realizada nesta quinta (25) e sexta-feira (26), das 8h às 16h, na praça central da sede, atendendo 75 animais. No total, o programa prevê a realização de 1.100 procedimentos em municípios consorciados: Irupi, Muqui, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Apiacá, Guaçuí, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado. Apesar de não integrar o Consórcio, o prefeito de Conceição do Castelo, Valber de Vargas Ferreira, participou da solenidade em Jerônimo Monteiro e elogiou a iniciativa.
“O projeto é de suma importância. Com ele, os animais de rua recebem os cuidados que merecem”, destacou.
O Programa Pet Vida é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). Estruturado em seis eixos — descentralização, educação, saúde animal, atendimento prioritário, controle populacional e cadastro — o programa chega de forma inédita ao Caparaó capixaba, coordenado pelo Consórcio Caparaó.