Sonho de uma criança muda a vida de mais de 400 no Sul do ES; entenda
O fato ocorreu na Escola de Itaputanga Arthur Carvalho, no município de Piúma.

O sonho de uma criança, exposto em uma “Árvore dos Desejos”, pode representar a mudança de vida para mais de 400 estudantes da Escola de Itaputanga Arthur Carvalho, no município de Piúma.
Após tomar conhecimento do sonho da garota, de oito anos, que é ser caixa de supermercado, o empresário José do Brasil, mais conhecido como Junior Jucy, dono de uma rede de supermercados na região Sul do Espírito Santo, decidiu conhecer, de perto, a história da criança, que terminou sendo ponte para uma iniciativa, que promove transformação social.
Leia também: Cidade do Sul do ES é contemplada com mais de R$ 727 mil para cultura
Mercadinho de Valores
“O projeto da escola é chamado Mercadinho de Valores. Qual é a função do sistema educacional da escola? É fazer com que as crianças aprendam a educação financeira através do respeito, da valorização do comportamento, do cumprimento das regras”, explicou o empresário.
A iniciativa consiste em à medida que as crianças vão pontuando, elas vão sendo recompensadas com um “dinheirinho fictício”. É uma somatória de ganha e perde. Bom comportamento, ganha. Mal comportamento, tira.
“O objetivo é criar entre os alunos uma dinâmica de respeito e educação onde eles são recompensados por isso. O mercado de valores acontece a cada bimestre”, explica a diretora da escola Cristiane Paulo do Santos.
No final do bimestre, elas têm um valor. Esse valor, a escola monta, de maneira bem simples e humilde, bolo, cachorro-quente e mercadorias que eles arrecadam de doações, por não ter estrutura para atender as 400 crianças.
“Na árvore dos sonhos de uma dessas crianças, ela colocou que gostaria de trabalhar em um caixa de supermercado. Tocou um empresário que foi conhecer um pouco esse projeto e vai dar a essas crianças uma experiência de transformar aquele dinheirinho, que é fictício no mercado da escola, para levá-los a uma experiência dentro de um supermercado real”, afirmou Jucy.
Leia também: Piúma entrega Plano Municipal pela Primeira Infância ao Legislativo
A ideia é no dia dez de outubro, antes do Dia das Crianças, o dinheirinho que os alunos ganham para comprar no mercadinho da escola, ser usado para gastar no supermercado real.
Solidariedade
Além dos colegas de escola, a garota sonhadora também recebeu um presente bem especial.
“Nós fomos à casa da Ana conhecer um pouco de sua história e numa forma singela de agradecimento, por ter sido ponte entre nós e a escola, proporcionamos a ela 10 anos de material escolar de graça”, ressaltou Jucy.
Veja a ação
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui