Política Regional

TRE-ES inicia cadastramento biométrico em 15 cidades do Estado; veja lista

O processo segue até dezembro e tem o objetivo de atualizar os registros e reforçar a segurança do sistema eleitoral

Alissandra Mendes Alissandra Mendes

Pessoa fazendo o cadastramento biométrico
Foto: Reprodução | TSE

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) deu início, nesta segunda-feira (13), ao cadastramento biométrico de eleitores em 15 municípios do interior do Estado. O processo segue até dezembro e tem o objetivo de atualizar os registros e reforçar a segurança do sistema eleitoral.

As cidades incluídas nesta etapa são: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guaçuí, Iconha, Jaguaré, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.

Leia também: Cachoeiro: Câmara debate APP’s e revisão do Plano Diretor em audiências públicas

Para ampliar o alcance da campanha, carros de som estão percorrendo as ruas desses municípios, acompanhados de cartazes e mensagens compartilhadas por WhatsApp. O objetivo é informar os eleitores que ainda não realizaram a coleta das digitais para que procurem o cartório eleitoral o quanto antes.

Inclusive, o TRE-ES também lançou o site biometria.tre-es.jus.br, onde é possível consultar a situação cadastral e agendar o atendimento presencial, evitando filas e deslocamentos desnecessários.

Além do atendimento local, o tribunal firmou parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) para o envio de 500 mil cadastros biométricos e biográficos do banco de dados da Identificação Civil Nacional ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Portanto, os repasses começam em novembro e devem ser concluídos até março de 2026, quando o processo passará a ocorrer em tempo real.

Com informações do TRE-ES.

Alissandra Mendes
Alissandra Mendes

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.