Cultura

Cultura em Toda Parte leva shows e oficinas a Patrimônio da Penha

Programação gratuita reúne música, teatro, cultura popular e oficinas formativas em Divino São Lourenço.

Montagem mostrando os artitias que vão participar do evento Cultura em Toda Parte em Patrimônio da Penha
Foto: Divulgação

A quarta edição do Cultura em Toda Parte – regiões Sul e Central inicia sua rota cultural por Patrimônio da Penha, em Divino São Lourenço, com dois dias de atrações gratuitas. A programação ocorre na sexta-feira (28) e no sábado (29), reunindo apresentações musicais, teatro, cultura popular e ações formativas voltadas aos moradores da região.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O projeto é coordenado pela Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult) e executado em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e o Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Divino São Lourenço e recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Leia também: Capixaba Raros disputa prêmios no Rio Webfest 2025

Atrações começam na sexta-feira

A programação será realizada no Parque de Exposição de Patrimônio da Penha. As atividades começam às 18h30, com a apresentação dos alunos do curso “Dinâmica Corporal em Cena”, ministrado por Markus Konka. Em seguida, o músico Samir Carim sobe ao palco com o show Toca o Xote Aê.

Contudo, a noite se encerra com a banda Terra Sem Males, formada por Flávio Gomes, Guilherme Caldas, Tiaya Godoy e pelo convidado Vinícius Sette. O grupo apresenta canções do EP Passarin Cantô, lançado no primeiro semestre de 2025.

No sábado (29), a abertura fica por conta do grupo Bate-Flecha Simão Pedro, da comunidade rural de Limo Verde. Com tarol, bumbo, pandeiro, tabaca e flauta, a apresentação reúne crianças e adultos.

Logo depois, o cantor Fernando Zorzal, acompanhado do violonista Daniel Silva, apresenta o show “10 Anos de Canções”, que celebra uma década de sua trajetória autoral.

Além disso, a programação segue com a banda Alldeia, trazendo o show O Reggae das Montanhas do Caparaó, e com o artista Joaoeascoisasnaoessenciais, que apresenta canções do álbum Imerso e de outras fases da carreira.

O encerramento será comandado pela DJ Águas Cristalinas, que prepara um set com french house, dance, techno leve, brasilidades, jazz groove e reggae.

Formações culturais movimentam a comunidade

Além das apresentações, o Cultura em Toda Parte dedica espaço à formação artística. De 24 a 28 de novembro, o ator Markus Konká conduz o curso “Dinâmica Corporal em Cena”, no CRAS de Divino São Lourenço, voltado a pessoas acima de 60 anos e usuários do serviço.

Contudo, na sexta-feira (28), duas oficinas completam o cronograma. Pela manhã, a artista visual Ligia Sancio ministra Olhar Milenar: Grafismos, Desenhos e Memória Alimentar na EMEIEF Allan-Kardec Bitencourt Dias, exclusivamente para alunos da escola.

À tarde, a professora e atriz Renata Piona conduz a oficina Jogos e Sentidos na Brinquedoteca Comunitária Curumim.

Patrimônio da Penha: porta de entrada para o Caparaó

Localizado aos pés do Parque Nacional do Caparaó — onde está o Pico da Bandeira — o distrito de Patrimônio da Penha oferece trilhas, hospedagens, gastronomia e atrações naturais como as cachoeiras do Granito, Alta e Andorinhas. É um dos destinos mais procurados por turistas que buscam contato direto com a Mata Atlântica.

Caravana segue para outros municípios em 2025 e 2026

Assim, após passar por Divino São Lourenço, a caravana cultural segue para Muqui, nos dias 12 e 13 de dezembro. Em 2026, o roteiro inclui Iriri, Piúma, Santa Leopoldina, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado, Muniz Freire, Domingos Martins e São Roque do Canaã.

Dessa forma, cada município receberá apresentações de diferentes linguagens artísticas, além de uma Feira de Economia Criativa com produtos culturais, artesanato e gastronomia local.

Com informações da assessoria de imprensa.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.