COP30

Fórum de Líderes da COP30: Casagrande propõe parceria com Aliança Climática dos EUA

Casagrande, que preside o consórcio, sugeriu a formação de um grupo de trabalho para elaborar um memorando de entendimento entre as duas organizações, com foco em cooperação técnica e intercâmbio de experiências sobre políticas climáticas.

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), propôs nesta quinta-feira (5) a criação de uma parceria entre o Consórcio Brasil Verde, que reúne 15 estados brasileiros, e a United States Climate Alliance (Aliança Climática dos Estados Unidos), formada por 24 estados norte-americanos. O encontro ocorreu durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Casagrande, que preside o consórcio, sugeriu a formação de um grupo de trabalho para elaborar um memorando de entendimento entre as duas organizações, com foco em cooperação técnica e intercâmbio de experiências sobre políticas climáticas.

Leia também: Espírito Santo se posiciona como referência ambiental em evento pré-COP30

“É fundamental que líderes regionais de diferentes países se unam em torno da agenda climática global. Essa reunião entre o Consórcio Brasil Verde e a Aliança Climática dos Estados Unidos fortalece uma colaboração concreta para enfrentarmos as mudanças climáticas. O objetivo é compartilhar experiências, especialmente no que diz respeito às emissões de carbono na agricultura brasileira e na indústria norte-americana”, afirmou o governador capixaba.

Durante o fórum, Casagrande apresentou iniciativas do Espírito Santo, como o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, e defendeu o fortalecimento de políticas regionais para atrair investimentos e acelerar ações contra as mudanças climáticas.

“Nossa expectativa com esse intercâmbio é muito positiva. Queremos estabelecer, de forma oficial, um canal de troca de boas práticas. Os estados brasileiros têm iniciativas relevantes, e queremos que esta COP represente um passo decisivo para que os investimentos possam ser viabilizados”, reforçou o governador.

Participaram da reunião os governadores Tony Evers (Wisconsin) e Michelle Lujan Grisham (Novo México), além da governadora Raquel Lyra (Pernambuco) e do ex-governador Jay Inslee (Washington). Também estiveram presentes representantes do Centro Brasil no Clima e do Consórcio Brasil Verde.

Com informações do Governo do Estado do Espírito Santo.

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.