Atenção! INMET alerta para chuvas intensas e ventos fortes no Sul do Espírito Santo
O grau de severidade foi classificado como perigo potencial

Nesta terça (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de chuvas intensas para o Espírito Santo, com início programado.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNesse sentido, o aviso segue até quinta (10), às 10h. Dessa forma, o grau de severidade foi classificado como perigo potencial, com riscos de alagamentos, ventos fortes e quedas de árvores.
Leia também: Defesa Civil emite alerta de raios e chuva intensa no Sul e Caparaó do ES
Assim, de acordo com o INMET, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm durante o dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Embora o risco de corte de energia elétrica seja baixo, há possibilidade de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O que fazer em caso de rajadas de vento?
A Defesa Civil recomenda que a população evite abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de queda.
Além disso, a Defesa Civil orienta a população a não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda, que podem ser atingidas por ventos fortes. Ademais, evite também o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada para prevenir riscos de curto-circuito e descargas elétricas.
Atenção aos municípios afetados
Os municípios que devem ser impactados pelas chuvas intensas incluem: na região central, Afonso Cláudio, Alegre e Alfredo Chaves estão sob alerta. Mais ao sul, Anchieta, Apiacá e Atílio Vivacqua também são áreas de risco.
Contudo, avançando para a região de Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, e Brejetuba, a previsão de chuvas intensas também se estende. No entanto, as cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Conceição do Castelo também estarão expostas a ventos fortes e possíveis alagamentos.
Além disso, em Domingos Martins, Dores do Rio Preto e Guaçuí, a situação é igualmente preocupante. Também Guarapari, Ibatiba, Ibitirama e Iconha estão entre os municípios mais afetados.
Seguindo para o interior, Irupi, Itapemirim e Itarana também enfrentam condições climáticas adversas. A previsão de chuvas intensas continua em Iúna, Jerônimo Monteiro e Laranja da Terra, enquanto as áreas de Marechal Floriano, Mimoso do Sul e Muniz Freire também devem estar atentas.
Já em Muqui, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul, a chuva forte e o risco de ventos são igualmente uma preocupação. Para completar, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e São José do Calçado terão que lidar com as condições adversas, assim como Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vila Velha.
Instruções de segurança
A Defesa Civil orienta que, em caso de emergências, a população deve entrar em contato pelos números 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros). Manter-se informado e seguir as recomendações de segurança é fundamental para minimizar riscos.