Confiança do comércio capixaba sobe e empresários planejam contratações
Índice do comércio capixaba avança em novembro e supera médias nacional e do Sudeste

O comércio do Espírito Santo encerrou novembro com sinal claro de otimismo. Empresários ampliaram a confiança e passaram a planejar novas contratações e investimentos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) no estado avançou 4,5% em relação a outubro e alcançou 108,6 pontos, mantendo-se acima da zona de satisfação, fixada em 100.
Leia também: Dívidas quitadas ainda geram protesto por falta de baixa em cartório no Espírito Santo
O resultado indica ambiente mais favorável aos negócios. Além disso, reflete expectativas positivas para o desempenho econômico nos próximos meses, especialmente no período mais aquecido do varejo.
Desempenho acima da média nacional
O levantamento é do Connect Fecomércio-ES, ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo, com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O Espírito Santo superou a média nacional, que ficou em 104,3 pontos.
Além disso, o índice capixaba também ultrapassou os demais estados do Sudeste. Minas Gerais registrou 99,2 pontos, São Paulo chegou a 101,7 e o Rio de Janeiro marcou 98,8.
Avaliação do cenário econômico
O coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, explicou que o resultado reforça a posição de destaque do Espírito Santo. Segundo ele, o empresário local demonstra maior capacidade de sustentar o consumo, mesmo diante de desafios nacionais.
Ainda assim, o avanço do índice reflete principalmente as expectativas positivas para o fim do ano. Datas como Black Friday, Natal e festas de dezembro ampliam a circulação de renda e estimulam decisões estratégicas.
Condições atuais e expectativas futuras
Entre os subíndices do Icec, o de condições atuais cresceu 4,4% entre outubro e novembro. A percepção sobre a economia avançou 9,3%, enquanto a avaliação do setor subiu 5,8%. Já a análise da própria empresa mostrou estabilidade, com leve alta de 0,5%.
Por outro lado, o subíndice de expectativas futuras apresentou crescimento ainda mais expressivo. O indicador avançou 5,9% no mês e alcançou 127,4 pontos, sinalizando otimismo em relação ao curto prazo.
Intenção de contratar e investir
A intenção de investimentos também cresceu em novembro, com alta de 3,1% e índice de 114,9 pontos. O principal destaque foi a intenção de contratação de funcionários, que subiu 5,3%. Esse movimento indica disposição das empresas em reforçar equipes para atender à demanda.
Além disso, a avaliação sobre investir no próprio negócio avançou 3,7%, reforçando estratégias de expansão e fortalecimento das operações.
Setores em recuperação
Na análise por tipo de produto, todos os segmentos apresentaram crescimento. Os bens duráveis lideraram, com alta de 7,1%. Em seguida, vieram os bens semiduráveis, com avanço de 3,8%, e os bens não duráveis, que cresceram 1,9%.
Os resultados indicam mercado resiliente e retomada gradual do consumo de itens de maior valor agregado. Esse cenário é favorecido, sobretudo, pela expectativa de melhora nas condições de crédito e financiamento.
A pesquisa completa está disponível no site portaldocomercio-es.com.br.