Cidades

Parceria Legal: Procon leva orientação gratuita para consumidores em Guaçuí

O atendimento ocorrerá no sábado (13), das 8h às 13h, com uma megaestrutura montada especialmente para oferecer serviços essenciais à população.

Homem sentado em uma mesa, usando terno escuro e camisa branca, falando diante de um microfone. Ao fundo, há um painel institucional com logotipos do Procon-ES e do Governo do Estado do Espírito Santo.

O município de Guaçuí receberá neste fim de semana uma ação voltada à defesa do consumidor, educação financeira e orientação gratuita sobre direitos para a população.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A mobilização integra a programação do Projeto Parceria Legal, que começa nesta sexta-feira (12) e reúne turismo, cultura, empreendedorismo e cidadania. O atendimento do Procon-ES ocorrerá no sábado (13), das 8h às 13h, com uma megaestrutura montada especialmente para oferecer serviços essenciais à população.

Leia também: Atenção, Guaçuí! A Feira Parceria Legal está chegando; confira a programação de shows

O Procon-ES confirmou que montará em Guaçuí uma estrutura completa, preparada para atendimentos individuais, negociações de dívidas e registro de denúncias, reforçando o compromisso do órgão com o atendimento humanizado e com a consolidação de um ambiente de consumo mais equilibrado em toda a região do Caparaó.

O diretor de fiscalização do Procon-ES, Fabrício Pancotto, destaca que o evento como uma iniciativa essencial para fortalecer a economia local de maneira sustentável e justa.

“Um ambiente para que o empreendedor tenha o espaço para vender o produto dele, fomentar o turismo da região e também o consumidor será respeitado. É um evento que promove um processo de educação dos empreendedores. A gente dá uma palestra, ensina as leis do consumidor. E o Procon está presente com um stand para atender todo mundo. Quem tem uma dívida sobre dívidas com banco, quer fazer uma negociação, quer fazer denúncia de abuso de alguma loja, nós estaremos lá para receber a sua denúncia”, explicou.

Entre os principais serviços que serão oferecidos, estão:

  • Orientação sobre direitos do consumidor
  • Abertura de reclamações e denúncias
  • Suporte para negociação de dívidas
  • Atendimento especializado para situações de juros abusivos
  • Registro de queixas envolvendo empresas de energia, água, bancos e financeiras
  • Apoio para pessoas que compraram produtos pela internet e não receberam
  • Assistência inicial a vítimas de golpes
  • Distribuição gratuita de exemplares do Código de Defesa do Consumidor
  • Envio imediato de reclamações para análise técnica
  • Palestras e ações educativas para empreendedores locais

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.