PL da Dosimetria: veja como votaram os senadores capixabas
A proposta passou com 48 votos favoráveis, 25 contrários e uma abstenção, e agora segue para sanção da Presidência da República.

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (17), o projeto de lei que reduz as penas aplicadas a condenados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Conhecida como PL da Dosimetria (PL 2.162/2023), a proposta passou com 48 votos favoráveis, 25 contrários e uma abstenção, e agora segue para sanção da Presidência da República.
Leia também: Senador Contarato se “ENGANA” e vota favorável ao PL da Dosimetria
A votação expôs posições distintas entre os três senadores do Espírito Santo. Fabiano Contarato (PT) votou contra o texto, enquanto Magno Malta (PL) e Marcos do Val (Podemos) se posicionaram a favor da redução das penas.
Antes, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, mesmo sendo filiado ao PT, partido que historicamente se posiciona em defesa da democracia, o senador Fabiano Contarato (PT) acabou votando favoravelmente a um projeto que reduz penas para condenados por crimes como tentativa de Golpe de Estado.
O parlamentar atribuiu o voto ao que chamou de “erro operacional” no sistema da CCJ e afirmou ter solicitado a correção. O parlamentar garantiu que, no plenário, votaria contra a proposta, conforme foi feito.