Cidades

Rio Muqui sobe e deixa moradores em estado de alerta após chuvas intensas

A cidade está sob alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

A imagem mostra o Rio Muqui com nível elevado e correnteza intensa, ocupando praticamente toda a calha e avançando até a margem próxima a uma área urbana. A água aparece barrenta, sinal típico de chuva forte e recente, e corre com força, encobrindo parcialmente o limite entre o rio e a calçada.
Foto: Reprodução | Rede social

O Rio Muqui amanheceu com volume elevado nesta quarta-feira (17) após as fortes chuvas registradas durante a madrugada e início da manhã no município de Muqui. A elevação do nível do rio deixou moradores em estado de alerta, principalmente aqueles que têm residências em áreas ribeirinhas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A cidade está sob alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os municípios do Sul do Espírito Santo e Caparaó.

Leia também: Forte temporal deixa ruas alagadas em Muqui; veja vídeo

De acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil do Espírito Santo, o Estado está sob um novo aviso de temporais provocado pelo avanço de uma frente fria. Ao longo desta quarta-feira (17), o sistema deve reforçar as áreas de instabilidade, com previsão de chuva forte e frequente, acompanhada de raios e rajadas intensas de vento. As regiões Sul, Caparaó, Serrana e Oeste estão entre as mais impactadas.

O alerta é ainda maior para municípios que fazem divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Nesses locais, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em um período de 24 horas, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas e transbordamento de rios. As rajadas de vento também preocupam, com velocidades estimadas entre 50 e 70 quilômetros por hora.

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais, evitar áreas de risco, não atravessar trechos alagados e redobrar a atenção em caso de sinais de deslizamentos ou elevação rápida de rios e córregos. Em situações de emergência, o recomendado é acionar imediatamente os canais oficiais de atendimento.

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.