Cidades

Tempestades com granizo e ventos fortes colocam ES em alerta

Aviso de perigo aponta risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia ao longo do dia.

alerta laranja de tempestade
Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja de tempestade para o Espírito Santo nesta quinta-feira (1º). O aviso indica grau de severidade classificado como perigo.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Assim, o alerta começou à meia-noite e segue válido até as 23h59. Segundo o INMET, o período exige atenção redobrada da população.

Leia também: Calor predomina no ES no primeiro dia de 2026; veja a previsão por região

De acordo com o órgão, a previsão aponta chuva entre 30 e 60 milímetros por hora. Além disso, os volumes podem chegar a 100 milímetros ao longo do dia.

Dessa forma, os meteorologistas também preveem ventos intensos, com rajadas entre 60 e 100 km/h. Entretanto, há, ainda, risco de queda de granizo em algumas regiões.

Assi, como consequência, podem ocorrer cortes no fornecimento de energia elétrica. Além disso, há possibilidade de danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos em áreas urbanas.

Portanto, diante do cenário, o INMET orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas. Da mesma forma, motoristas não devem estacionar próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Sempre que possível, a recomendação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Essa medida ajuda a reduzir riscos em caso de descargas elétricas.

Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros também está disponível pelo número 193.

Contudo, as autoridades reforçam que o acompanhamento das atualizações meteorológicas é fundamental para reduzir riscos durante o período de instabilidade.

Confira as cidades

  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Alfredo Chaves
  • Apiacá
  • Atílio Vivacqua
  • Bom Jesus do Norte
  • Brejetuba
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Castelo
  • Conceição do Castelo
  • Divino de São Lourenço
  • Domingos Martins
  • Dores do Rio Preto
  • Guaçuí
  • Ibatiba
  • Ibitirama
  • Iconha
  • Irupi
  • Itapemirim
  • Iúna
  • Jerônimo Monteiro
  • Marataízes
  • Mimoso do Sul
  • Muniz Freire
  • Muqui
  • Piúma
  • Presidente Kennedy
  • Rio Novo do Sul
  • São José do Calçado
  • Vargem Alta
  • Venda Nova do Imigrante

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.