Cidades

Até quando vai a chuva? Confira o que diz o alerta do Inmet para o Espírito Santo

A previsão indica acumulados de chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo atingir até 50 mm ao longo do dia.

chuva inmet
Foto: Rafaela Thompson

Para esta terça (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas classificado como “Perigo Potencial”. Desse modo, o alerta vigora até as 23h59 desta quarta-feira (11), abrangendo diversas regiões capixabas. A previsão indica acumulados de chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo atingir até 50 mm ao longo do dia.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Além das precipitações, o instituto prevê ventos intensos com rajadas variando entre 40 e 60 km/h. Contudo, apesar do grau de severidade moderado, o órgão aponta riscos baixos de corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores. Da mesma forma, existe a possibilidade de alagamentos pontuais e descargas elétricas em áreas isoladas.

Leia também: Mudança de tempo avança no ES; veja como fica o clima nesta terça-feira

Orientações de segurança

Diante disso, as autoridades recomendam precauções específicas para evitar acidentes durante o período de instabilidade. Nesse sentido, caso ocorram rajadas de vento, a população não deve buscar abrigo debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e raios. Além disso, os motoristas devem evitar o estacionamento de veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Por outro lado, dentro das residências, o Inmet orienta que os cidadãos evitem o uso de aparelhos eletrônicos conectados diretamente às tomadas. Isso porque, essa medida previne danos aos equipamentos e riscos aos moradores em caso de surtos na rede elétrica. O monitoramento constante das encostas e áreas de risco permanece essencial durante o volume acumulado de água.

Canais de emergência

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros mantêm equipes de prontidão para atender eventuais ocorrências causadas pelo mau tempo. Portanto, em caso de emergência ou situações de risco iminente, os cidadãos devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Da mesma forma, o Corpo de Bombeiros atende chamados urgentes através do número 193.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.