Cidades

Desempenho de Marataízes em olimpíada de matemática surpreende

O desempenho colocou Marataízes em destaque. Mas há um dado ainda mais revelador…

processos seletivos da Educação em Cachoeiro
Foto: Reprodução / MPES

O município de Marataízes registrou 105 estudantes medalhistas na Olimpíada de Matemática Cactus 2025, sendo 21 medalhas de ouro, 28 de prata e 56 de bronze. O resultado, que posiciona a rede municipal entre os destaques da edição, foi divulgado pela administração municipal nesta sexta-feira (20).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Promovida pela Associação Cactus, a Olimpíada de Matemática Cactus é uma competição educacional voltada a estudantes da rede pública municipal. A prova tem como objetivo aferir e estimular competências em raciocínio lógico, resolução de problemas e interpretação matemática. O modelo prioriza questões contextualizadas, que exigem análise e construção de estratégias, superando o formato tradicional de exercícios mecânicos.

Leia também: Espírito Santo tem 16 mil alunos na 2ª fase da OBMEP 2025

A edição de 2025 contou com aplicação padronizada e critérios objetivos de correção, garantindo comparabilidade entre os participantes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, um conjunto de ações pedagógicas forma implementadas ao longo do ano letivo, incluindo reforço em matemática, aplicação de simulados e formação continuada de professores.

Portanto, do total de medalhas conquistadas, 20% correspondem a ouro, 27% a prata e 53% a bronze. Para a rede municipal, a análise do desempenho permite identificar avanços, lacunas de aprendizagem e oportunidades de aprimoramento das práticas pedagógicas.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.