Segurança

Polícia cria Instagram para ajudar a encontrar desaparecidos no ES

Delegacia Especializada passa a divulgar casos e orientações pelo Instagram e reforça que não é preciso esperar 24 horas para registrar desaparecimento

Viatura da PC - furto de energia
Foto: Divulgação/PCES

A Polícia Civil do Espírito Santo colocou no ar um novo canal para ajudar a localizar pessoas desaparecidas na Grande Vitória. A Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD) criou um perfil oficial no Instagram, @depd_pces, para divulgar casos e orientar a população.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A equipe publica fotos e informações autorizadas pelas famílias. Além disso, compartilha conteúdos que explicam como agir em situações de desaparecimento.

Leia também: Mulher é presa com 5 kg de haxixe em ônibus no ES

Delegado titular da DEPD, Tarcísio Otoni alerta que muitas famílias ainda acreditam em um mito perigoso. “Não é preciso esperar 24 horas para registrar o desaparecimento. Se houver sinais fora do padrão, a família deve procurar a polícia imediatamente”, afirma.

Segundo o delegado, mudanças bruscas na rotina merecem atenção imediata. Por exemplo, ausência sem aviso, interrupção de contato, abandono de compromissos e objetos pessoais deixados para trás podem indicar risco.

De acordo com a polícia, é necessário registrar o caso por meio de boletim de ocorrência o quanto antes. Para isso, a família pode procurar qualquer delegacia, utilizar a Delegacia Online ou, se preferir, ir diretamente à sede da DEPD, em Vitória.

Além disso, informações sobre o paradeiro podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181, pelo site oficial ou pelo WhatsApp (27) 99253-8181. Da mesma forma, a delegacia também atende pelo número (27) 99849-4240.

Paralelamente ao Instagram, o Estado mantém o Portal de Pessoas Desaparecidas do Disque-Denúncia 181. A plataforma reúne foto, dados pessoais, local do desaparecimento e número do boletim. Assim que a pessoa reaparece, o sistema atualiza automaticamente as informações.

Com isso, o Espírito Santo amplia os canais de busca e, consequentemente, fortalece o enfrentamento ao desaparecimento de pessoas no Estado.

instagran desaparecidos
Foto: Redes Sociais

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.