Cidades

Vitória terá 500 novos pontos de Wi-Fi gratuito pela cidade

Um dos principais destaques do programa é a implantação de 500 novos pontos de Wi-Fi gratuito em todas as regiões da cidade, sendo 100 ainda este ano.

Wi-Fi gratuito em Vitória
Foto: Freepik

A prefeita de Vitória, Cris Samorini, lançou, nesta quinta-feira (25), o Programa Vitória +Digital, iniciativa que marca um novo avanço na modernização dos serviços públicos e na ampliação do acesso à internet na capital. Um dos principais destaques do programa é a implantação de 500 novos pontos de Wi-Fi gratuito em todas as regiões da cidade, sendo 100 ainda este ano.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Com a expansão, que prevê a implantação de mais 150 km de rede de fibra ótica, a gestão municipal amplia a cobertura de conectividade em áreas estratégicas, como orlas, polos de atividade econômica e espaços de lazer, facilitando o acesso da população à internet no dia a dia. Atualmente, são 250 antenas instaladas em toda a cidade.

Leia também: Pequeno morador de Guarapari entrou em campo com bola oficial em Brasil x Escócia

A medida contribui diretamente para a inclusão digital, além de possibilitar que mais cidadãos utilizem serviços públicos digitais de forma prática e acessível.

Durante o evento de lançamento, realizado no auditório do Palácio Municipal, a prefeita destacou a importância da iniciativa para o futuro da cidade.

“Esse programa ajuda a reduzir desigualdades e facilitar acesso aos nossos serviços digitais. Colocaremos 1,2 mil novas câmeras de monitoramento da Guarda e novos equipamentos com inteligência artificial. Também ampliaremos o controle semafórico e fortaleceremos o nosso Centro de Inovação. São mecanismos para transformar a vida dos moradores e de todos que passam por aqui. A centralidade nos cidadãos e a inovação orientada no interesse público estão entre os princípios desse programa. Estamos estruturando o que tem dado certo nas políticas públicas já estabelecidas”, destacou Cris.

Crescimento

A rede gratuita de Wi-Fi Vitória Online, nesses últimos meses, registra uma média de 20.000 pessoas conectadas por dia. Ao longo do mês, são 150.000 pessoas distintas conectadas.

Programa

O programa está estruturado em cinco eixos estratégicos: Processos e Governança; Serviços Públicos Inteligentes; Infraestrutura e Ativos Digitais; Inclusão e Letramento Digital; e Inovação e Desenvolvimento do Ecossistema Tecnológico.

Além da ampliação da conectividade, a iniciativa prevê a simplificação de processos administrativos, o fortalecimento da infraestrutura tecnológica e ações voltadas à capacitação digital de servidores e cidadãos.

O secretário municipal da Fazenda, Regis Mattos, destacou que o objetivo do programa também é tornar Vitória a cidade mais digital do País, lembrando que a capital já é a mais inteligente a nível nacional, conforme o Connected Smart Cities.

“Com o Vitória +Digital, a Prefeitura reforça o compromisso com a inovação e com a construção de uma cidade mais conectada, inclusiva e preparada para os desafios do futuro. Além da inclusão digital, o programa visa atrair empresas que apresentam soluções em tecnologia”, disse o secretário.

Central Semafórica

Com a implementação do programa, Vitória passará a contar com 137 interseções em tempo real, o que representa aproximadamente 52% de todo o parque semafórico da cidade equipado com essa tecnologia.

Esse salto em cobertura consolidará Vitória como uma das cidades mais inteligentes do Brasil em termos de gestão de mobilidade urbana, reforçando a segurança, a fluidez do trânsito e a capacidade de resposta às ocorrências em tempo real.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Assuntos:

VitóriaWifi