ES tem 31 mortes por dengue em 2023; 12 na região Sul do Estado
No Sul do Estado, foram registradas 12 mortes, sendo: cinco em Castelo, duas em Cachoeiro de Itapemirim, duas em Muniz Freire, uma em Ibatiba, uma em Marataízes e uma em Muqui
O Espírito Santo contabiliza 31 mortes por dengue nos três primeiros meses de 2023. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa com o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.
No Sul do Estado, foram registradas 12 mortes, sendo: cinco em Castelo, duas em Cachoeiro de Itapemirim, duas em Muniz Freire, uma em Ibatiba, uma em Marataízes e uma em Muqui.
De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações de Emergência de Enfrentamento às Arboviroses (COE), os são dados referentes ao local de residência do paciente.
Até a última terça-feira (11), foram notificados 86 mil casos de dengue, com 43.475 confirmados, 28.210 sob investigação. “Temos uma média de 2 mil casos notificados por dia”, disse Reblin.
Além da dengue, a Sesa notificou 6.332 casos de Chikungunya, com um óbito, registrado em Viana. O Espírito Santo também registrou 4.470 notificações de Zika vírus, e não tem nenhum óbito registrado nos três primeiros meses do ano.
“Não é o momento de baixarmos a guarda, especialmente com os casos graves e de sinal de alarme. Não tivemos sobrecarga no sistema hospitalar, e devemos seguir as orientações, que são as de sempre: ter cuidado com a nossa casa”, completa o subsecretário.
Cachoeiro de Itapemirim registrou duas mortes por dengue
Em Cachoeiro de Itapemirim, dois óbitos foram confirmados, mas os bairros não foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os três bairros com mais notificações de dengue no município são: Novo Parque, Aquidaban e Village da Luz.
Por meio de nota, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, disse que o município adota todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde para o combate à dengue.
Essas ações ganharam reforço desde o último mês com o novo serviço de termonebulização, que percorre bairros e distritos para eliminação do mosquito.
Mas a Secretaria Municipal de Saúde volta a lembrar que a população precisa fazer a sua parte nessa luta, adotando as já conhecidas medidas de prevenção, uma vez que a absoluta maioria dos focos do mosquito está dentro das casas.
Confira a lista óbitos por município:
- Linhares (6)
- Castelo (5)
- Vitória (3)
- Cachoeiro de Itapemirim (2)
- Colatina (2)
- Muniz Freire (2)
- Serra (2)
- Afonso Cláudio (1)
- Governador Lindenberg (1)
- Ibatiba (1)
- Marataízes (1)
- Muqui (1)
- Pancas (1)
- Santa Maria de Jetibá (1)
- São Mateus (1)
- Vila Velha (1)
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.