ads-geral-topo
Segurança

Ex-vice-prefeito de Ibitirama, suspeito de matar esposa a tiro, é preso pela Polícia Civil

Contra o ex-vice-prefeito havia um mandado de prisão preventiva em aberto, que foi cumprido nesta quarta-feira. Célio foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim. 

Por Redação

2 mins de leitura

em 19 de abr de 2023, às 12h01

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (19), o ex-vice-prefeito de Ibitirama Célio Morales, 56 anos. Ele é apontado como autor do tiro que matou Vanuza Spala Almeida, 41 anos, esposa dele. De acordo com o delegado Tiago Dornelles, Célio se apresentou na Delegacia de Ibitirama, acompanhado pelo advogado, após uma negociação entre a Polícia Civil e a defesa do ex-político.

Ainda segundo Dornelles, Morales usou o direito de permanecer em silêncio, assim como fez na primeira vez em que se apresentou à polícia. Contra o ex-vice-prefeito de Ibitirama, havia um mandado de prisão preventiva em aberto, que foi cumprido nesta quarta-feira.

Célio foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim. O laudo pericial, segundo o delegado, descartou a possibilidade de suicídio. Hipótese apontada por Célio no dia do crime.

O crime

Vanuza foi morta com um tiro no peito no dia 8 de abril, dentro da própria casa. Segundo o que foi descrito no boletim de ocorrência, inicialmente, a Polícia Militar foi chamada para registrar um caso de suicídio, mas conforte o andamento do atendimento policial, a suspeita evoluiu para feminicídio.

Ainda de acordo com a PM, Célio entrou em contato com parentes pedindo ajuda para socorrer a esposa, que teria tirado a própria vida dentro do banheiro da residência onde moravam, na localidade de Feijão Cru. Em seguida, os parentes chamaram a equipe de socorro do Pronto Atendimento local.

De acordo com depoimento dos socorristas, Vanuza foi encontrada no chão do banheiro, de short e blusa, com o corpo molhado. Próximo ao corpo estava uma carabina calibre 22. À equipe, Célio teria contado que a mulher entrou para tomar banho, mas teria atirado contra o próprio peito.

Depois de a vítima ter sido socorrida, o companheiro dela sumiu. Ainda de acordo com a PM, Célio não apareceu no hospital e não entrou em contato com familiares ou com a própria polícia naquele momento. Embora tenha sido socorrida e levada à unidade hospitalar, a mulher chegou sem sinais vitais.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape