Uma importante vitória para a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho foi conquistada, nesta segunda-feira (24), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O Projeto de Lei (PL) 221/2023, de autoria do deputado Allan Ferreira (Podemos), foi aprovado em sessão e cria o “Selo Empresa Amiga dos Autistas”, que reconhece empresas que adotam políticas inclusivas e de incentivo à contratação de pessoas com TEA.
A iniciativa, de acordo com o parlamentar, é uma forma de conscientizar as empresas para a importância da inclusão social e valorização das habilidades e potencialidades das pessoas com TEA.
O deputado estadual ainda justifica a importância do projeto, ressaltando que muitas pessoas com TEA são percebidas como incapazes de exercerem direitos e deveres e de ocuparem postos de trabalho devido a algumas limitações, sem que sejam consideradas suas habilidades.
Para obter o Selo Empresa Amiga dos Autistas, as empresas deverão adotar políticas inclusivas e de incentivo à contratação de pessoas com TEA, além de formalizar parcerias com instituições e associações de amigos dos autistas e promover adaptações do ambiente de trabalho para oferecer melhores condições de desenvolvimento e permanência do autista no mercado de trabalho.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.