A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realiza audiência pública, nesta quarta-feira (3), às 15h, sobre o tema “Parto Humanizado, das Doulas e das Violências Obstétricas”.
A iniciativa é do deputado Wellington Callegari (PL), autor do Projeto de Lei 118/23, que garante às gestantes o direito de escolher qual modalidade de parto elas desejam, normal ou cesariana.
O parlamentar reforça que a participação da sociedade capixaba é de suma importância, especialmente do público alvo: “As famílias capixabas e os profissionais da saúde precisam se familiarizar com a nossa proposta e com o porquê do Estado ter a obrigação de garantir às gestantes o direito de livre escolha na hora do parto. A violência contra a mulher na hora do parto é uma realidade dura e que ainda faz várias vítimas”.
Outro objetivo da nossa proposta é dar tranquilidade e segurança às nossas gestantes. Para isso, é imprescindível a presença de um acompanhante na hora do parto. Isso não é privilégio, é um direito básico, no qual o Estado tem que adaptar seus hospitais e providenciar o mínimo de tranquilidade e segurança para as gestantes e seus familiares”, complementou o deputado.
Finalizando, Callegari enfatiza que a realização da audiência pública é fundamental para enriquecer a construção do debate e das diretrizes e do projeto: “É importantíssima a colaboração da sociedade, principalmente das vítimas e dos profissionais de saúde. O Estado precisa conhecer e entender a realidade dessas mães, no qual muitas delas sofreram violência obstétrica, chegando a perder seus bebês”.
Lembrando que o projeto está tramitando na Assembleia Legislativa. Após as análises necessárias, ele vai ao plenário para votação. Caso aprovado, segue para sanção do governador Renato Casagrande.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.