Voltada para estudantes cachoeirenses, a oficina Olhares Negros: da fotografia à crônica, acontece no próximo dia 11 de maio, no Polivalente do Aquidabã, e vai abordar a produção de textos da escritora Carmélia Maria de Souza e imagens do fotógrafo francês Marc Ferrez no período colonial brasileiro.
Visando proporcionar aos cachoeirenses, o acesso aos bens culturais locais através da literatura e da fotografia. Olhares Negros: da fotografia à crônica tem o objetivo de fortalecer a identidade cachoeirense.
Serão duas oficinas, oferecidas gratuitamente, entre os dias 11 e 12 de maio, no auditório da EEEFM Presidente Getúlio Vargas (Polivalente Aquidabã). Na oficina de crônica, ofertada pela professora Maria Gabriela Verediano, os alunos irão aprender sobre: o que é enredo? Enredo e realidade. O que se narra? Personagens. Característica do genêro. Leitura e análise de textos de Carmélia Maria de Souza e produção de texto. Já na oficina de iconografia – fotografias do século XIX, com a professora Michelle Silvestre, o conteúdo será voltado para: conceitos básicos da fotografia. Visão humana x visão da câmera – O “fazer” fotográfico. A percepção fotográfica. Princípios Gestálticos. Ilusão e Desconstrução. A iconografia na fotografia. Contextualização histórica das fotografias do século XIX, a fotografia de Marc Ferrez.
Todo projeto é patrocinado pela Secretaria Estadual de Cultura, com recursos do Funcultura, e os interessados podem se inscrever acessando o link https://forms.gle/SdDbW4du2nJoQRkm6.
Serviço:
Olhares Negros: da fotografia à crônica
Oficina de crônica Carmélia Maria de Souza – com a professora Maria Gabriela Verediano
Dia 11 de maio
Horário: Turno Matutino: de 8h às 11 / Turno Vespertino: de 13h às 16h
Oficina de iconografia fotografias do sec. XIX – com a professora Michelle Silvestre
Dia 12 de maio
Horário: de 15h até 21h
Local: EEEFM Presidente Getúlio Vargas (Polivalente Aquidabã)
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.