Política Nacional

Doença renal é pauta na Tribuna Popular da Assembleia Legislativa do ES

Oito convidados devem falar na Tribuna Popular, que acontece na primeira segunda-feira útil de cada mês durante a sessão ordinária

Homem deitado em um leito dentro de um hospital
Foto: Ivan Baldivieso/Agecom Bahia

A Tribuna Popular do mês de maio, que acontece na segunda-feira (8), tem oito convidados que falarão sobre temas diversos. Cuidados com a saúde dos rins, violência contra a mulher, crianças com altas habilidades e segurança no trabalho estão entre os assuntos que deverão ser apresentados por convidados no espaço aberto durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales). O público pode acompanhar da galeria do Plenário Dirceu Cardoso, pelo canal da Casa no YouTube ou pela TV Assembleia.

A presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional do Espírito Santo (ES), Alice Pignaton Naseri, foi convidada para explicar sobre as doenças que podem comprometer o funcionamento dos rins, suas causas e sinais de alerta. A médica também deve abordar a campanha mundial de conscientização das doenças renais e a linha de cuidado da doença renal crônica no estado. O convite para a participação da médica partiu dos deputados Vandinho Leite (PSDB) e Dr. Bruno Resende (União).

Altas habilidades

Já o deputado Tyago Hoffmann (PSB) convidou Veruska Pinheiro, mãe de uma criança com altas habilidades, para explicar sobre os desafios para a educação de crianças que demonstram uma habilidade ou potencial avançado em uma ou mais áreas específicas.

“Por que Vila Velha já”

Indicado pelo deputado Gandini (Cidadania), o representante da Associação de Moradores da Praia d’Ulé e Amigos d’Ulé, Hermenegildo Rembisk, falará sobre a proposta de transferir o bairro Recanto da Sereia, que fica em Guarapari, para o município de Vila Velha. Moradores do bairro, onde fica a Praia d’Ule, reclamam do abandono do poder público municipal e buscam apoio do Legislativo para possibilitar que a gestão Canela Verde assuma a região. A questão, inclusive, é tema do Projeto de Lei (PL) 70/2023, apresentado por Gandini.

Trabalhadores

A Tribuna Popular também abre espaço para demandas de categorias profissionais. A convite da deputada Camila Valadão (Psol), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Estaduais (Sindipúblicos-ES), Iran Caetano, apresentará a campanha de valorização dos servidores.

Já o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Espírito Santo, Fabio Lucio Barros de Oliveira, aborda o tema “ambiente de trabalho seguro e saudável como princípio e direito fundamental no trabalho”. O convite para a participação partiu do deputado João Coser (PT).

Violência contra a mulher

A Campanha de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher, realizada pela Pastoral da Juventude (PJ), também está na pauta da Tribuna Popular. A deputada Iriny Lopes (PT) convidou a representante da PJ da Arquidiocese de Vitória, Livia Maria Curcio Schaefer, para falar sobre a iniciativa realizada desde 2018. 

Acalejes

Fundada em 2017, a Academia de Letras Jurídicas do Estado do Espírito Santo (Acalejes), é o assunto da convidada Margareth Gonçalves Pederzini. Atendendo ao chamamento do deputado Coronel Weliton (PTB), a presidente da academia falará sobre o papel da associação no estudo do Direito e sua relevância para a sociedade. 

Livres 

O movimento político suprapartidário Livres é o tema da fala de Gabriel Spalenza Pedroni. O coordenador estadual do movimento deve falar sobre a atuação do Livres que, conforme informações disponibilizadas na página do grupo na internet, busca popularizar as ideias liberais, desenvolver ativismo e dar suporte intelectual aos tomadores de decisões. A indicação é do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB).

Tribuna Popular

A Tribuna Popular acontece na primeira segunda-feira de cada mês durante a fase destinada ao Grande Expediente da sessão ordinária. O tema a ser abordado é definido pelo cidadão ou representante da sociedade civil, mas o assunto tem de ser de interesse público e não particular. 

Para ter direito a participar, o orador precisa ser indicado por um deputado, que solicita à Mesa Diretora autorização para ocupar o espaço no mês. Cada parlamentar pode fazer um requerimento por sessão. Já o cidadão pode participar uma vez por semestre.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726