Projeto estimula municípios a adotarem ações para terceira idade
Proposta do deputado estadual João Coser incentiva a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos idosos

A população capixaba está envelhecendo. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada em julho de 2022, indicam que 14% da população do Espírito Santo é idosa, ou seja, tem mais de 60 anos. Como forma de incentivar as cidades a se preparem para acolher bem essa população, o deputado estadual João Coser (PT), apresentou o projeto de lei 398/2023, que institui o Programa Cidade Amiga do Idoso.
O objetivo principal do projeto, segundo João Coser, é incentivar os municípios a implantar políticas públicas e estratégicas relacionadas ao envelhecimento ativo e saudável, que resultem na melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa. “Nossa população felizmente está vivendo mais, e precisamos criar condições para que os idosos, não apenas vivam mais, mas vivam com qualidade”.
Para aderir ao programa, o município deve possuir uma política municipal do idoso e apresentar um plano de ação que contemple melhores condições para as pessoas idosas. O deputado ressalta que já existem regras que tratam do assunto, como o Estatuto do Idoso e o Guia Global “Cidade Amiga do Idoso”, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que podem contribuir para a criação dos planos.
João Coser ressalta que assegurar às pessoas idosas o direito ao envelhecimento saudável e em condições de dignidade é um desafio comum a todas as cidades. “Cada vez mais os gestores têm o desafio de oferecer estruturas e serviços adequados às pessoas idosas para que elas possam viver em sociedade e com qualidade de vida”.
Reconhecimento
Além de incentivar a adoção de medidas que promovam a inclusão e o bem-estar da pessoa idosa, o projeto do deputado João Coser cria o título “Cidade Amiga do Idoso”, a ser conferido aos municípios que se comprometerem com a execução do programa. “O título é uma forma de reconhecer publicamente os esforços feitos pelo município para elevar seus investimentos em áreas como transporte, moradia, respeito, inclusão social e tantos outros”. Coser destaca ainda que o título Cidade Amiga do Idoso, pode contribuir para que os municípios atraiam novos investimentos e incentivem a abertura de novos negócios direcionados para a terceira idade.
Para o deputado, o processo de tornar uma cidade amiga do idoso envolve toda a comunidade. “Esse é um assunto que vai muito além da gestão municipal. É preciso que o Governo do Estado, a sociedade civil e o setor privado também estejam envolvidos e comprometidos com a execução de políticas voltadas para o envelhecimento saudável da população. A promoção desse debate é fundamental.”
A temática do respeito à terceira idade não é uma novidade para João Coser. Durante sua gestão à frente da Prefeitura de Vitória, ele implantou os Centros de Convivência da Pessoa Idosa na capital. “Precisamos enxergar o idoso como um membro ativo e importante da nossa sociedade. Coloco nosso mandato à disposição dos idosos capixabas para ser um defensor dos direitos da pessoa idosa e da realização de ações para enfrentamento das vulnerabilidades”.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726