Marataízes é destaque em congresso estadual de secretarias municipais de saúde
Dentre as 73 experiências inscritas e das 12 experiências apresentadas oralmente, Marataízes conquistou o 1º lugar na VI Mostra “Espirito Santo, aqui tem SUS”
![Foto: Pammela Kope | Prefeitura de Marataízes Foto: Pammela Kope | Prefeitura de Marataízes](https://aquinoticias.com/wp-content/uploads/2023/05/prefeitura-marataizes-pamela-kop.jpg)
A Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou na última semana em Domingos Martins, a implantação do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Paz – NUPREVI em Marataízes no VII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo e na VI Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS”.
Dentre as 73 experiências inscritas e das 12 experiências apresentadas oralmente, Marataízes conquistou o 1º lugar na VI Mostra “Espirito Santo, aqui tem SUS” e representará o Estado no 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Marataízes foi o primeiro município do ES a implantar o NUPREVI. Um trabalho inovador dada sua atuação intersetorial, integrada, articulada e em conjunto com políticas públicas de prevenção, promoção da saúde e cultura de paz que contribui para o fortalecimento dos princípios do SUS.
O Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Paz (NUPREVI – Marataízes) é um espaço formal e Intersetorial instituído para discutir, avaliar e pactuar diretrizes e ações prioritárias em todos os serviços de atenção à pessoa em situação de violência. E estar em consonância com a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Violência e Acidentes (Portaria MS nº 737/2001) e a Lei Estadual nº 11.147/2020 mais conhecida como a Lei do Cuidado.
O NUPREVI é uma rede de cuidado formada por representantes da saúde, educação, assistência social, conselho tutelar, guarda municipal e sociedade civil organizada. Além disso, é responsável por cadastrar e capacitar os profissionais da Rede de Cuidado para a notificação de violências, que funcionam como um disparador de cuidado e inserção na Rede de Atendimento e Assistência às pessoas em situação de violência.
Entretanto, a invisibilidade das violências ainda é um desafio, o que torna urgente a definição de prioridades e de intervenções, já que o enfrentamento à violência passa necessariamente pela redução das desigualdades sociais.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui