Política Nacional

Assembleia aprova proposta para coleta de remédios vencidos em farmácias do ES

De autoria do deputado Gandini, a iniciativa obriga que farmácias disponibilizem recipientes para receber medicamentos deteriorados ou com validade vencida

Gandini na Tribuna da Assembleia Legislativa
Foto: Ellen Campanharo | Ales

Os deputados aprovaram, na sessão ordinária híbrida desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o Projeto de Lei 437/2019. De autoria do deputado Fabrício Gandini (Cidadania), a iniciativa obriga que farmácias disponibilizem recipientes para receber remédios vencidos ou deteriorados. 

A proposta aguardava o parecer conjunto das comissões de Justiça e Finanças, que foi emitido pelo relator Mazinho dos Anjos (PSDB). O parlamentar acatou as duas emendas apresentadas, uma pelo autor do PL, e outra pelo ex-deputado Doutor Hércules (Patri). 

A emenda de Gandini suprime o artigo 3º do projeto de lei. O trecho isentava da determinação farmácias ou drogarias com programas próprios de medicamentos e seus resíduos. 

Já a emenda de Doutor Hércules acrescentou o parágrafo 2º ao artigo 1º, obrigando que tais recipientes sejam providenciados pelas fabricantes de medicamentos. Além disso, essas empresas também ficam responsáveis pela destinação adequada. 

A matéria foi aprovada em votação simbólica, mas com o voto contrário de Mazinho. Embora tenha se posicionado pela constitucionalidade das emendas nas comissões de Justiça e Finanças, lembrou que a virtual norma estadual não seria necessária, pois já existe lei federal sobre o sistema de logística reversa. O prazo para implantação dessa norma é setembro deste ano. 

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726