ads-geral-topo
Sustentabilidade e Meio Ambiente

Projeto S.O.S. Abelhas está de volta às escolas do Espírito Santo

O S.O.S Abelhas tem um período de duração de aproximadamente 3 meses, e conta com uma aula-show de lançamento do projeto.

Por Redação

2 mins de leitura

em 19 de jun de 2023, às 11h20

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Você já parou para pensar sobre a importância das abelhas para a vida na Terra? A intenção do S.O.S Abelhas, do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA) em parceria com o Sicoob, é justamente promover, através da educação, o entendimento da importância das abelhas para a vida no Planeta Terra.

Em 2022, o projeto de educação ambiental visitou 8 municípios e passou por 19 escolas, formando polinizadores de saberes e Guardiões das Abelhas. Mais de 6.000 pessoas foram envolvidas no projeto, dentre polinizadores de saberes (professores), guardiões (os alunos) e as comunidades em torno das escolas. Elas aprenderam sobre a importância das abelhas para a nossa vida, para o equilíbrio ambiental, preservação das águas e segurança alimentar mundial.

Agora em 2023, já ampliamos nosso alcance: serão 11 municípios e 25 escolas. A presidente do IBA, Karina Nolasco, alerta que “pela sua grande importância na polinização de diversas espécies, as abelhas são essenciais também para a garantia da segurança alimentar”. Segundo a Organização das Nações Unidas (Onu), 75% da agricultura (como maçã, melancia, maracujá, feijão, café e outros) depende da polinização, assim como 90% das plantas com flores.

Tamanha importância para agricultura também tem efeitos econômicos: 96 dos 107 principais cultivos agrícolas são polinizados por abelhas. Isso representa aproximadamente 200 bilhões de dólares; ou seja, 10% do PIB mundial.

Existem mais de 20 mil espécies de abelhas espalhadas pelo mundo, e dessas, mais de 3 mil são nativas do Brasil. Karina ainda diz que “nosso grande objetivo é conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a importância das abelhas em nossas vidas. Elas são essenciais para a qualidade do ar, das águas, das florestas”.

O S.O.S Abelhas tem um período de duração de aproximadamente 3 meses, e conta com uma aula-show de lançamento do projeto; 20 horas de mentoria; caderno orientativo para os educadores; caderno de atividades para os alunos; 3 oficinas com os alunos; e um grande evento final, o Polinizando Saberes. Para ajudar a reforçar o aprendizado, desenvolvemos uma websérie de 3 episódios em nosso canal de Youtube, Karininha E As Abelhas (também em versão com libras).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape