Sustentabilidade e Meio Ambiente

Pesquisador da Fiocruz alerta para mudanças no clima e efeitos na saúde

Diego Xavier ressaltou a urgência de buscar novas alternativas para minimizar os efeitos dessas alterações do meio ambiente na qualidade de vida da sociedade global.

Foto: Thiago Guimarães

Durante o fórum Sustentabilidade Capixaba, nesta quarta-feira (28), o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde ICICT – Fiocruz, Diego Xavier, alertou para os impactos que as mudanças climáticas já estão causando para a saúde da população brasileira e mundial.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

No painel “Mudanças climáticas e impactos na saúde” ele ressaltou a urgência de buscar novas alternativas para minimizar os efeitos dessas alterações do meio ambiente na qualidade de vida da sociedade global.

“Eu acho que esse evento é um espaço para a gente discutir como fazer alguma coisa diferente, porque o que a gente tem feito já há algum tempo não está trazendo resultado. São secas mais intensas. É um El Ninho mais agressivo, cada vez mais deslizamento. São epidemias que a gente tinha controlado e que estão voltando. Então, é nesses espaços que a gente tem a iniciativa privada, a sociedade civil e os tomadores de decisão”, explicou o pesquisador.

Impactos a saúde

Os problemas respiratórios estão entre as principais comorbidades provocadas pelas mudanças climáticas no Brasil.

A gente tem tido um problema frequente de queimadas por conta das secas mais intensas e, consequentemente, a gente acaba tendo mais pessoas com problemas respiratórios. Não é só internação, temos até óbito por problema respiratório. E isso antes era limitado”, afirma Diego Xavier.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726