Pesquisador da Fiocruz alerta para mudanças no clima e efeitos na saúde
Diego Xavier ressaltou a urgência de buscar novas alternativas para minimizar os efeitos dessas alterações do meio ambiente na qualidade de vida da sociedade global.
![Foto: Thiago Guimarães Foto: Thiago Guimarães](https://aquinoticias.com/wp-content/uploads/2023/06/WhatsApp-Image-2023-06-28-at-13.jpg)
Durante o fórum Sustentabilidade Capixaba, nesta quarta-feira (28), o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde ICICT – Fiocruz, Diego Xavier, alertou para os impactos que as mudanças climáticas já estão causando para a saúde da população brasileira e mundial.
No painel “Mudanças climáticas e impactos na saúde” ele ressaltou a urgência de buscar novas alternativas para minimizar os efeitos dessas alterações do meio ambiente na qualidade de vida da sociedade global.
“Eu acho que esse evento é um espaço para a gente discutir como fazer alguma coisa diferente, porque o que a gente tem feito já há algum tempo não está trazendo resultado. São secas mais intensas. É um El Ninho mais agressivo, cada vez mais deslizamento. São epidemias que a gente tinha controlado e que estão voltando. Então, é nesses espaços que a gente tem a iniciativa privada, a sociedade civil e os tomadores de decisão”, explicou o pesquisador.
Impactos a saúde
Os problemas respiratórios estão entre as principais comorbidades provocadas pelas mudanças climáticas no Brasil.
A gente tem tido um problema frequente de queimadas por conta das secas mais intensas e, consequentemente, a gente acaba tendo mais pessoas com problemas respiratórios. Não é só internação, temos até óbito por problema respiratório. E isso antes era limitado”, afirma Diego Xavier.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui