PC e ANP fecham mais um posto por venda de combustível adulterado no ES
Caso o consumidor desconfie do uso de combustível adulterado, poderá realizar uma denúncia para a Agência Nacional do Petróleo (ANP), no número: 0800 970 0267.
A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) realizou, nesta quarta-feira (12), operação conjunta com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), fiscalizando 18 postos de gasolina nos municípios de Colatina, Serra, Cariacica, Vila Velha e Guarapari. A operação tem como objetivo combater a venda de combustível adulterado.
Um posto na Avenida Carlos Lindemberg, em Vila Velha, foi interditado por vender combustível adulterado. Este é o quarto posto fechado em uma semana, durante operações da Decon. Os outros três foram fechados no dia 6 de julho, nos municípios de Guarapari e Vila Velha.
A operação teve início após diversas denúncias chegarem à Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e à Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Os responsáveis poderão ser enquadrados por comercialização de combustíveis fora das especificações, com pena de 2 a 5 anos de reclusão, além de outros crimes, como o de organização criminosa.
O etanol puro é incolor, o consumidor pode analisar pelo termo densímetro, equipamento que fica ao lado da bomba, o recipiente com mercúrio tem que estar abaixo do nível do etanol, caso esteja maior pode ser um sinal de adulteração.
Já o metanol pode aparecer no etanol com um índice de até meio por cento por contaminações cruzadas, porém nesses postos, o nível era mais de 5%. A Agência Nacional do Petróleo (ANP), exige aos postos a limpeza das bombas e realizar o descarte correto do material.
Caso o consumidor desconfie do uso de combustível adulterado, poderá realizar uma denúncia para a Agência Nacional do Petróleo (ANP), no número: 0800 970 0267.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.