BRK já recuperou mais de 20 hectares com plantio de mudas em Cachoeiro
Plantio de mudas acelera restauração ambiental na região
A consultora ambiental do Programa Sementes da Flona de Pacotuba que tem trabalhado em conjunto com a BRK, Aline Lobato, explica que o programa consiste na marcação, identificação de matrizes de árvores para coleta de sementes e posterior produção de mudas em viveiro. As mudas são plantadas na própria flona, que é uma unidade de conservação localizada em Pacotuba, e também em outras áreas na bacia do rio Itapemirim.
“A área tem aproximadamente 450 hectares de Mata Atlântica e recebeu nesses oito anos, mais de 15 mil mudas de espécies nativas de Mata Atlântica como jequitibá-rosa, paineira, ipês, cajá-mirim e cutieira. O último plantio foi realizado no ano passado e, no momento, realizamos a coleta de sementes. A expectativa é de que novos plantios aconteçam neste ano na época de chuvas”, ressalta Aline Lobato.
O trabalho é feito pela equipe da Floresta Nacional de Pacotuba e por voluntários por meio de mutirões de plantio. “Ao plantar mudas, ajudamos a acelerar o processo de restauração dos ecossistemas. Quanto mais rápido e bem-sucedido o processo, maior o ganho ecológico e o retorno das funções ambientais da área. Já temos árvores com cerca de 15 metros de altura, dando frutos e servindo de abrigo e oferta de alimentos para vários animais”, completa Aline.
O coordenador de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da BRK em Cachoeiro, Paulo Breda, afirma que a concessionária direciona esforços para contribuir com a preservação e restauração das áreas verdes no município por entender que os resultados da iniciativa são positivos para toda a sociedade.
“Isso é levar o saneamento muito além do básico. Como consequência, ajudamos a preservar as espécies animais, a equilibrar o ecossistema e a proteger os recursos naturais, tão necessários para a vida de todo cidadão”, pontua.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.