Economia

Setor de serviços no ES registra maior percentual de crescimento de 2023

Também registraram alta no acumulado dos primeiros cinco meses de 2023 os serviços de transportes, auxiliares

Por Redação

2 mins de leitura

em 17 de jul de 2023, às 15h30

Foto: Divulgação/Fecomércio-ES
Foto: Divulgação/Fecomércio-ES

O setor de serviços no Espírito Santo registrou em maio as maiores altas de 2023, tanto na comparação mensal quanto na anual, superando a média nacional. No acumulado do ano, o estado somou até maio um crescimento de 8,9%, com destaque para os serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceram 13,4% no período.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (17) pela Fecomércio-ES, integrante da Confederação Nacional do Comércio, com base na Pesquisa Mensal de Serviços, disponibilizada pelo IBGE.

Também registraram alta no acumulado dos primeiros cinco meses de 2023 os serviços de transportes, auxiliares dos transportes e correios, serviços de informação e comunicação e outros serviços. Já os serviços prestados às famílias tiveram desaceleração de 1,5% no período.

Na comparação interanual, o setor de serviços do Espírito Santo cresceu 13,9% e quatro dos cinco segmentos obtiveram alta em relação ao mesmo mês do ano anterior, com destaque para serviços de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, serviços de transportes, auxiliares dos transportes e correios, e serviços prestados às famílias. Outros serviços tiveram desaceleração de 3,1 no período.

Brasil

Em relação ao mês anterior, o indicador de volume de serviços do país teve alta de 0,9% em maio. Já no comparativo com o mesmo mês em 2022 houve crescimento de 4,7%. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano o setor avançou 4,8%.

Em termos percentuais, na comparação mensal o Espírito Santo ficou atrás somente de dois estados brasileiros (Mato Grosso e Sergipe) e na comparação anual, ficou em segundo lugar (atrás do Mato Grosso).

Na análise da Fecomércio-ES, na comparação de maio de 2023 com o mesmo mês de 2022, a indústria e o comércio capixaba mostraram avanços além da agropecuária, que continuou seu forte desempenho positivo, impulsionando as atividades de informação e comunicação, de serviços profissionais e administrativos e dos transportes.

O IBGE ainda não divulga o indicador mensal por atividade para os Estados, mas os crescimentos de dois dígitos da comparação interanual inferem o reflexo nos percentuais mensais. A melhoria das condições econômicas com queda da inflação e mercado de trabalho formal positivo também contribuíram para esse resultado.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui