André Trigueiro confirma participação no Festival MC 2023
Com mais de 40 prêmios, jornalista é atração de um bate-papo com o tema "Regenera"

O jornalista André Trigueiro, da Globo News e do Jornal Nacional, está confirmado na programação do Festival MC (Movimento Cidade) 2023, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto no Centro Cultural Carmélia, no Centro de Vitória.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiTrigueiro participa de um bate–papo na manhã do dia 19 (sábado), com mediação da jornalista Luanna Esteves. Sob o tema “Regenera”, ele vai debater como é possível a regeneração de nossas cidades no contexto atual. Na mala, vai trazer apontamentos, provocações e soluções sobre o presente e o futuro das cidades, e como é possível conjugar o progresso com a sustentabilidade.
“Cidade Terra” é o tema desta edição do Festival MC. O Movimento Cidade busca refletir e alertar que todos temos direito à terra e à cidade. “Nesse 2023, entre as ruas de Cais e Carmélias adormecidos, o MC regenera e semeia a cultura da partilha: trabalha e confia enquanto planta, rega o fruto, colhe a fruta. Do abacaxi ao cacau, do morango ao milho e da banana ao café, nós somos mistura de ritmo, rima e culturas no Espírito Santo”, narra o manifesto.
Por isso Trigueiro foi convidado para dar suas contribuições nesse movimento. Ele é jornalista e pós-graduado em gestão ambiental, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio. É reconhecido nacionalmente pelo trabalho nesta área e já conquistou mais de 40 prêmios, com reportagens especiais sobre sustentabilidade e com o programa semanal “Cidades e Soluções”, exibido pela Globo News. Atualmente, ele é editor-chefe do programa.
O jornalista também publicou vários livros com temáticas voltadas para o meio ambiente. Entre eles, “Cidades e Soluções – Como construir uma sociedade sustentável”, da Editora Leya, em 2017; “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise, pela Editora Globo, em 2012; “Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação”, no ano de 2005, também pela Editora Globo.
As inscrições serão gratuitas e limitadíssimas. Ficarão disponíveis por meio da rede social do Movimento Cidade: instagram.com/movimento.cidade
Mais programação
O audiovisual, base do DNA do Festival MC, se manifestará em três mostras de cinema: uma nacional, uma capixaba e outra em metaverso. Serão aproximadamente 20 títulosAs exibições acontecerão num megatelão de 15 metros de altura por 8 de largura, um ineditismo em Vitória.
As exibições dos filmes serão encerradas com shows musicais. Na sexta, por exemplo, Djonga (MG) está confirmado. No sábado, Liniker (SP), Rico Dalasam (SP) e Afrocidade (BA) se apresentam. A programação inclui a feira “Lá da Roça”, intervenções artísticas e batalha de slam e batalha de danças urbanas.
A entrada é gratuita – com limitação de público – e não haverá retirada de ingressos, por isso é importante chegar cedo. A doação de alimentos será necessária na entrada do festival e os donativos serão enviados para as 9 comunidades do entorno do Carmélia.