CNH Social: Detran|ES oferta mais 3.500 carteiras de graça
Serão abertas 3.500 vagas, que serão distribuídas de maneira proporcional: 40% delas irão para a região metropolitana da Grande Vitória e os 60% restantes irão para o restante das regiões

O Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), abre a 2ª fase do Programa CNH Social 2023, nesta terça-feira (22). Serão abertas 3.500 vagas, que serão distribuídas de maneira proporcional: 40% delas irão para a região metropolitana da Grande Vitória e os 60% restantes irão para o restante das regiões.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiCom essa 2ª edição, já se totalizam as 7.000 vagas divulgadas para este ano. Para esta edição, muitas novidades, como: novos cursos especializados para a formação de condutores profissionais, somando aos que já são disponibilizados pelo programa. Outra adição para esta edição é o foco em condutores de categoria A (motocicletas).
Também foi lançado o programa “Tudo no mesmo lugar”, que vai facilitar ao comprador e vendedor de veículos a realização de todos os serviços em um só lugar, quando comercializado em concessionárias, distribuidores autorizados e revendas, diminuindo o tempo de espera para a conclusão dos procedimentos de transferência de propriedade.
Como se inscrever?
O projeto consiste em três partes: inscrição, seleção e o processo de habilitação, e para participar, o candidato deverá acessar o site do DETRAN|ES, ir na opção CNH SOCIAL, e informar seu número de Inscrição Social (NIS), o CPF, a data de nascimento, nome do candidato, e-mail e telefone, município de residência e se é uma pessoa com deficiência (PCD), e caso seja uma pessoa PCD, deverá informar qual deficiência possui.
Em seguida, deverá escolher a categoria desejada, entre as seguintes opções:
- Primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH A ou B;
- Adição das categorias A ou B;
- Mudança para categorias D ou E.
A seleção
Entre os candidatos declarados PCD, somente serão contemplados os que possuírem deficiência que não impeça a obtenção do CNH, seguindo a legislação de transito vigente, e ao restante dos candidatos que tiverem a inscrição aceita serão selecionados segundo os critérios previstos no Art. 6º do Decreto Estadual Nº 4.223-R de 06/03/2018, conforme segue:
- Menor renda per capita;
- Maior número de componentes no grupo familiar;
- Candidatos com Ensino Fundamental completo;
- Beneficiário do Bolsa Família;
- Data e hora de inscrição.