Cidades

Anchieta: moqueca capixaba é estrela de exposição itinerante

Na terceira semana ela vai ser transportada para o shopping Sul, em Cachoeiro e depois vai para a Capital da Moqueca

Evento Panela Moqueca
Rua: Divulgação/PMA

A réplica de uma Moqueca Capixaba iniciou na última segunda-feira (07) uma exposição itinerante no estado para divulgar o Festival que acontecerá de 7 a 10 de setembro, no balneário de Castelhanos, em Anchieta. A abertura da exposição aconteceu na Galeria dos Presidentes da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Anchieta é a Capital da moqueca capixaba e dos frutos do mar, instituído por lei. O Festival da Moqueca Capixaba acontece há sete anos consecutivos em Castelhanos e este ano promete uma ampla programação.

A obra da réplica da moqueca capixaba é de autoria da artista Marly Kastro, que se especializou em produzir réplicas desse ícone da gastronomia capixaba, desde tamanhos minúsculos até essa panela, com um metro e dez centímetros de diâmetro.

Da Assembleia, a obra de arte seguirá divulgando o 7º Festival da Moqueca Capixaba na Grande Vitória, ficando exposta nos Shoppings Moxuara e Boulevard, nas sedes do Sebrae e da Aderes. Na terceira semana ela vai ser transportada para o shopping Sul, em Cachoeiro de Itapemirim e depois vai para a Capital da Moqueca, onde poderá ser vista na cafeteria Rerigtiba, no Santuário de São José de Anchieta, no hall da prefeitura, na Câmara de vereadores e finalmente no balneário de Castelhanos, encerrando a exposição itinerante numa das mais belas praias do litoral do Espírito Santo.

“Apesar de bem grande, a moqueca cenográfica fica até pequena perto do ‘moquecão’ que é preparado durante o Festival da Moqueca de Castelhanos. A maior e melhor legítima moqueca capixaba vai consumir este ano mais de 300 kg de peixe, sendo servida no sábado, dia 9 de setembro”, adiantam os organizadores.

O Festival acontece durante o feriadão da Independência que contempla também o feriado municipal do aniversário da cidade de Vitória, capital do Estado. Além de muita moqueca boa, o evento irá oferecer apresentações musicais e culturais, aulas show de gastronomia com o renomado Chef Juarez Campos, estandes de agroindústrias e artesanato, cerveja e cachaças artesanais, área infantil com recreação e oficinas de produção de panelas de barro com as Paneleiras de Goiabeiras. A entrada será franca.

O evento é realizado pela Associação Comercial do Balneário de Castelhanos.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726